Estratégia ajudam na expansão das redes

Estratégias ajudam na expansão das redes

Uma análise de franqueabilidade determina quais pontos de melhoria são necessários para uma expansão sustentável

Uma análise de franqueabilidade, por um estudo profundo das áreas da empresa, determina quais pontos de melhoria são necessários para uma expansão sustentável, com a formatação e padronização dos processos da franquia, garantindo segurança jurídica, construção e transferência de experiência são ponto fundamentais para que uma rede cresça da melhor maneira possível.

Além disso, um serviço como o OKR, que se refere a implantação de planejamentos estratégicos, que impulsionam o direcionamento e foco para o que é mais relevante na meta de alto impacto, é uma ferramenta que potencializa e organiza esta expansão.

E com este foco, a Y Consultoria, criada há mais de uma década para auxiliar, desenvolver novos franqueadores e expandir o mercado de franquias, composta por uma equipe multidisciplinar, tem como base de seu trabalho ajudar os negócios do franchising a expandirem, priorizando o melhor formato para cada empresa.

Para assessorar diversos negócios, a empresa também colabora para que marcas já estruturadas aprimorem seus processos, ajudando a fomentar o empreendedorismo no País.

“Nosso trabalho é feito de ponta a ponta, ou seja, traçando as possibilidades de melhoria de cada cliente e arquitetando as estratégias para que o negócio cresça e se desenvolva”, explica o socio-fundador da Y Consultoria, Eduardo Santinoni.

Com especialistas no setor a consultoria acompanha o dia a dia das operações de perto.

Esse contato mais próximo que temos com a rotina de um franqueado nos ajuda a decidir quais são os pontos mais importantes para focar e garantir o sucesso dos novos empreendedores. Além disso, depois que as marcas já estão estruturadas, somos procurados para sanar questões pontuais que aparecem em decorrência do amadurecimento das empresas e do relacionamento com os franqueados”, conta Santinoni.

Desta forma, a empresa acompanha o cliente em todos os processos, do início ao fim.

“Nós acompanhamos os nossos clientes até que o que foi projetado seja implementado e comece a ter retorno. Nossos consultores fazem o atendimento de forma personalizada, analisando cada caso unicamente e traçando planos exclusivos”, finaliza Eduardo.

Segundo pesquisa publicada, em 2021, pelo Laboratório de Consultoria, empresas de consultoria cresceram 14%. Além disso, um estudo aponta que a mortalidade dos negócios ao final de um ano é de 26% na área de varejo, 23% de pequenos negócios e apenas 3% no segmento de franquias.

Somente no ano passado, o faturamento do franchising brasileiro superou os R$ 185 bilhões, número 10,7% maior que em 2020 e muito próximo do patamar de 2019, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

RD Station

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias