Fábio Guerra, especialista em expansão e CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias, explica a diferença entre essas duas formas de expansão
Franchising e licenciamento são duas formas de expandir um negócio e permitir que terceiros usem uma marca e sistema. Embora sejam conceitos semelhantes, existem algumas diferenças importantes entre eles.
“Essas diferenças podem variar dependendo do contrato específico de Franchising ou licenciamento, já que cada acordo pode ter termos e condições diferentes”, diz Fábio Guerra, especialista em expansão e CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias.
Há mais de 10 anos no mercado, Guerra já participou da expansão de mais de 500 unidades, além de ser professor da Unilago no curso de pós-graduação de Gestão Estratégica de Franquias.
O especialista menciona as três diferenças entre Franchising e licenciamento:
Estrutura de negócio
No Franchising, o relacionamento entre o franqueador e o franqueado é mais complexo e abrangente.
“O franqueador oferece um pacote completo de suporte, incluindo treinamento, orientação operacional, fornecimento de produtos ou serviços e marketing”, explica Guerra.
Já no licenciamento, o relacionamento é mais simples e focado no uso da marca ou de um produto específico. O licenciado tem mais liberdade para operar o negócio de acordo com suas próprias práticas e processos.
Transferência de know-how
No Franchising, há uma transferência significativa de know-how e suporte contínuo do franqueador para o franqueado.
“Isso pode incluir treinamento inicial, manuais operacionais detalhados, suporte de marketing, pesquisa de mercado e assistência operacional contínua”, detalha Fábio.
Assim, o franqueador desempenha um papel ativo no desenvolvimento do franqueado.
No licenciamento, embora o licenciante possa fornecer alguma forma de suporte inicial, como treinamento básico e orientação, geralmente, não há uma transferência tão abrangente de know-how.
O licenciado, normalmente, possui experiência e conhecimento prévio para operar o negócio sob a marca licenciada.
Investimento
O Franchising, geralmente, requer um investimento inicial maior do franqueado. Além das taxas de franquia, pode haver custos associados à construção ou adaptação de um local físico, compra de estoque e equipamentos, entre outros.
“O franqueado, também, é responsável por pagar royalties contínuos ao franqueador”, comenta Guerra.
No licenciamento, os custos iniciais podem ser menores, uma vez que o licenciado não precisa estabelecer um negócio completamente novo sob a marca licenciada.
O licenciado, de modo geral, paga royalties ou taxas ao licenciante, mas esses valores podem ser menores do que os pagos pelos franqueados.
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias