Franquias de Educação a partir de R$30 mil para investir

Franquias de Educação a partir de R$30 mil para investir 

De acordo com ABF, o setor de Educação cresceu 9,7% em 2023 e o mercado espera um aumento de mais 10% em 2024 

O segmento de franquias de Educação está em alta. Em 2023, o setor cresceu 9,7% quando comparado ao ano anterior, de acordo com levantamento recente feito pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Para 2024, o mercado projeta um crescimento de mais 10%. 

A principal causa é a demanda por cursos alinhados às transformações digitais, como tecnologia, design, marketing digital e inteligência artificial, mas, na verdade, todos os setores seguem beneficiados, tendo em vista que a pandemia da Covid-19 acelerou a educação e a demanda por cursos.  

“A pandemia levou as instituições de ensino a se reformularem e se adaptarem à nova rotina. Acho que esse foi um dos pontos principais. A atuação rápida das instituições para solucionar os problemas é refletida nos números positivos atuais. Além disso, as pessoas despertaram o sentimento de urgência em tirar do papel os planos de formações complementares, como aprender um novo idioma ou se aprofundar em conhecimentos relacionados às transformações digitais”, comenta Clodoaldo Nascimento, CEO da YES! Idiomas. 

O crescimento do setor desperta o olhar de investidores, que buscam modelos de negócios já consolidados no mercado para investir. 

Por isso, listamos algumas franqueadoras no mercado de educação para ficar de olho! 

YES! Idiomas

A YES! Idiomas, rede de franquias com mais de 50 anos de história e mais de 200 escolas espalhadas em 16 estados, mais o Distrito Federal, aposta em três diferentes modelos de franquia: soft, com investimento inicial de R$98 mil, para cidades de até 50 mil habitantes; light, com investimento inicial de R$ 150 mil para cidades entre 50 e 150 mil habitantes; e premium, com investimento inicial de R$285 mil, para cidades a partir de 150 mil habitantes. 

Além disso, para donos de instituição de ensino que desejam agregar o padrão YES! ao negócio, a rede oferece o modelo educacional, com investimento inicial de R$ 30 mil para operação store in store.

Follow Me Idiomas 

A Follow Me Idiomas, que pertence ao Grupo BDC – o mesmo que detém a YES! Idiomas -, é uma marca de microfranquia que aposta no modelo low cost, ou seja, alta rentabilidade e baixo custo. 

O investimento para adquirir uma franquia da rede é a partir de R$ 58 mil e projeção de receita mensal de R$ 25 mil. A metodologia concilia visões de ensino tradicionais, com técnicas modernas para eliminar a timidez dos alunos iniciantes e incentivar que ele participe de forma consciente do seu processo de aprendizado.  

Efinckids

A Efinckids é uma rede voltada para a educação financeira de crianças da pré-escola, a partir de três anos, até ao ensino médio, para adolescentes até 18 anos. 

Com investimento inicial de R$ 35 mil, a rede oferece o formato de gestão do negócio de maneira home based, com a necessidade de visitas presenciais apenas no processo de implementação e acompanhamento do projeto dentro das escolas. 

Por meio da metodologia própria desenvolvida por especialistas em educação financeira e educação infantil, os alunos têm aulas de educação integrativa, empreendedorismo e habilidades socioemocionais, e o franqueado oferece um projeto completo para inserir a matéria dentro da grade da escola, o que inclui livros didáticos e paradidáticos, aplicativos e aulas online para os pais. 

O investidor da microfranquia implementa a metodologia, realiza os treinamentos de professores e coordena todas as atividades de educação financeira nas escolas atendidas pela unidade franqueada. 

Por meio de um aplicativo próprio, a franquia também fornece conteúdos de finanças e empreendedorismo voltados para a escola, para os educadores e até para os pais, que poderão, não, apenas, acompanhar, mas aprender sobre o assunto com os filhos. 

Além do ensino teórico, o EfincKids também oferece a produção de eventos periódicos nas escolas que adotam a metodologia, como uma Feira de Empreendedorismo e o Donation Day, voltada para o empreendedorismo social. 

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias