Franquia de governança corporativa expande no Brasil

Franquia de governança corporativa expande no Brasil

O modelo de negócio é oferecer soluções empresariais para transformar, ao nível cultural, a maturidade da gestão das empresas familiares

O novo ICE (Índice de Cidades Empreendedoras), pesquisa produzida pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública), com apoio da Endeavor, rede formada por empreendedores que atuam em todo País, aponta Teresina (PI) em 60º lugar entre as 100 melhores cidades para se empreender no Brasil.

Já no Sul do Brasil, Criciúma, em Santa Catarina, se destaca como uma das cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com a economia impulsionada pela exploração do carvão e atividades de indústria, pecuária e agricultura.

De forma comum, ambas as cidades têm preocupação com a perenidade das empresas instaladas nestas localidades. Para colaborar neste sentido, dois empresários acabam de implantar franquias da GoNext Governança & Sucessão, rede de franquia que atua em soluções empresariais para transformar, a nível cultural, a maturidade da gestão das empresas familiares.

Governança corporativa no Brasil

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), mais de 60% das empresas não têm um plano formal de sucessão, ou seja, muitos desafios para o avanço da governança no Brasil.

Ainda segundo levantamento do IBGC, no ano passado as empresas adotaram, em média, 54,3% das práticas recomendadas pelo Código Brasileiro de Governança Corporativa, o que representa um aumento de 3,2 pontos porcentuais em relação ao ano anterior, em que a porcentagem média foi 51,1%.

Novos franqueados

Mirian Sonai escolheu empreender em Santa Catarina pelo cenário: são mais de 90% das empresas com perfil familiar.

“A governança corporativa tem sido cada vez mais buscada por empresas que querem estabelecer a gestão nas suas companhias e a profissionalização para futuras gerações. Temos, no estado, mais de um milhão de empresas ativas, incluindo os microempreendedores individuais”, destaca Mirian.

Ela, que vem de uma trajetória de empresa familiar, assegura que acredita no papel da governança corporativa, nos empresários e nas empresas familiares.

“Por experiência em lidar com questões familiares, quando não existe senso de justiça e transparência na empresa é conflituoso e pode gerar marcas que duram muito tempo, algumas até irreparáveis. Por isso, espero entregar aos meus clientes a confiança de uma equipe preparada para tornar a vida e a empresa cada vez mais próspera, com um futuro para os possíveis herdeiros e sucessores”, defende Sonai.

No Piauí, Rafael Trajano de Albuquerque Rego compartilha dos mesmos valores de Mirian, de levar a profissionalização para as empresas familiares. Teresina, assim como o resto do Brasil, tem a maioria das empresas formadas por grupos familiares, o que demanda uma assessoria especializada nos aspectos de governança e sucessão, a fim de perpetuar as atividades das empresas.

Advogado atuante nas áreas do direito empresarial, societário e planejamentos sucessórios, tem como objetivo proporcionar às famílias empresárias piauienses uma experiência completa nos projetos de sucessão e governança, com assessoria permanente e acompanhamento efetivo na implementação das soluções apresentadas.

“Esperamos poder, juntamente com a expertise da GoNext, oferecer ao mercado local um suporte especializado em projetos de governança e sucessão de empresas”, assegura Rafael.

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias