3 franquias para investir em 2024 

3 franquias para investir em 2024 

Confira opções de franquias reconhecidas e em alta, com expectativa de retorno de investimento em até três anos  

O setor de franquias é considerado um dos mais seguros para empreender no Brasil. 

Por apresentar um modelo de negócio pré-definido e que já possui aprovação do público, a taxa de mortalidade de uma franquia, comparada a um negócio próprio, é muito menor. 

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), cinco em cada cem franquias abertas fecham até o segundo ano de operação, representando uma mortalidade de apenas 5%. 

No entanto, de acordo com um estudo do Sebrae, entre os negócios próprios, que não estão no segmento do Franchising, o índice de mortalidade para o mesmo período é de 17% para empresas de pequeno porte.

Além disso, em outro levantamento realizado pela ABF, o setor registrou um crescimento de 18,7% no terceiro trimestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021, representando um faturamento de R$ 56,256 bilhões nos últimos três meses do ano passado.

Com isso, separamos três franquias para quem está em busca de montar seu próprio negócio em 2024:

Fast Escova

Rede de escovarias que nasceu da necessidade de duas amigas em encontrar um salão que atendesse de forma rápida, sem hora marcada e com serviços de qualidade. 

Com 240 franquias comercializadas no Brasil no segmento da beleza, a rede incorpora o conceito Fast a outros serviços, desde penteados, unhas, sobrancelhas, maquiagem até tratamentos capilares.

Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
Previsão de retorno: 18 a 24 meses
Taxa de franquia: a partir de R$ 30 mil, variando conforme a categoria da franquia escolhida

Pampili

Marca de lifestyle infantil feminina, com 36 anos de história, segue no processo de expansão por franquias com um conceito diferenciado por experiências que fazem parte do universo infantil feminino. 

A empresa atua no mercado nacional e internacional, sendo uma das maiores potências no segmento. Em 2023, a Pampili já duplicou sua rede de franquias no primeiro semestre deste ano em cidades estratégicas do País. 

As franquias da marca contam com espaços de experiências, para que as crianças vivenciem a essência da marca e tenham uma conexão com o mix de produtos, composto por calçados, roupas e acessórios.

Investimento inicial total: a partir de R$ 450 mil
Previsão de retorno: a partir de 36 meses

Di Santinni

Fundada em 1980, a Di Santinni é uma varejista tradicional de calçados que conta com mais de 2,5 mil colaboradores e mais de 4 milhões de clientes mensais transitando pelas lojas da rede. 

A empresa possui mais de 120 lojas em todas as regiões do Brasil, conta com o selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e tem como missão democratizar o acesso do público ao universo da moda.

Entre seus diferenciais está a tecnologia DS Smart, sistema instalado no smartphone do vendedor e do estoquista. 

Esse segundo, assim que recebe o pedido, encaminha o produto por um escorregador até o nível da loja. 

Essa operação permite oferecer um atendimento personalizado, ágil e com total integração desde o início até o fechamento da venda. 

Além disso, com base em Inteligência Artificial, é possível oferecer produtos adicionais, baseado no perfil de cada cliente.

A Di Santinni, também, oferece aos franqueados suporte 24h por dia, 7 dias na semana, e tecnologia proprietária para a operação e gestão da loja. 

Aos clientes, a empresa oferece a possibilidade de terem o cartão próprio da loja e, assim, usufruírem do mix completo de calçados e acessórios para a família, com facilidade de pagamento.

Investimento inicial: a partir de R$ 700 mil
Previsão de retorno: a partir de 24 meses
Faturamento mensal: faturamento médio mensal por unidade de R$ 350 mil

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias