Como começar a empreender no setor de franquias_Fonte Frida Underwear

Como começar a empreender no setor de franquias

Fonte: Frida Underwear

Investir no setor de franquias é uma excelente opção para empreender de forma segura e com o suporte de marcas já consolidadas no mercado

O setor de Franquias no Brasil faturou, em 2023, mais de R$ 240 bilhões, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) representando incremento de 13,8% sobre 2002, e superando as projeções da entidade, que apontavam crescimento entre 9,5% e 12%.

E para este ano, a ABF prevê um crescimento no faturamento acima 10%, de 5,5% na expansão das operações e no número de empregos diretos, e de 5% das redes.

Isso apenas reforça como o Franchising é um setor sólido e com exponenciais crescimentos ano após ano.

Porém, vale algumas dicas para que você possa investir com sucesso. 

Para começar a empreender no setor de franquias, pesquisa e análise o mercado, tendo como base buscar informações sobre o segmento de atuação da marca, o público-alvo, a concorrência e a rentabilidade do negócio.

Outro ponto essencial é a avaliação do seu próprio perfil empreendedor e identificar se você está alinhado com o modelo de negócio da franquia desejada. Considere suas habilidades, experiências anteriores e expectativas em relação ao empreendimento.

Após estar em contato com a marca desejada, faça um estudo da COF (Circular de Oferta de Franquia), é um documento que contém informações essenciais sobre a franquia, como taxas, investimento inicial, direitos e deveres do franqueado. Estude atentamente esse documento e, se possível, consulte um advogado especializado em franquias para auxiliá-lo. Pela lei, os candidatos a franqueados possuem prazo mínimo de 10 dias para examinar o documento.

Após escolher a franquia ideal, negocie as condições do contrato de franquia. Esteja atento a todos os detalhes e cláusulas contratuais para evitar futuros problemas.

Antes de iniciar as operações, participe dos treinamentos oferecidos pela franqueadora. Essa etapa é fundamental para compreender o funcionamento do negócio e garantir o seu sucesso como franqueado.

Benefícios de investir em marcas já estruturadas

1. Reconhecimento da marca: uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com o reconhecimento e a credibilidade da marca no mercado. Isso facilita a atração de clientes e contribui para o sucesso do negócio.

2. Suporte e acompanhamento: as franqueadoras oferecem suporte constante aos franqueados, fornecendo orientação em diversas áreas, como marketing, operações, gestão e treinamento de equipe. Esse apoio é fundamental para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.

3. Padronização e know-how: as franquias possuem processos e padrões já estabelecidos, o que facilita a gestão do negócio e reduz os riscos de falhas. Além disso, o franqueado tem acesso ao know-how da marca, adquirindo conhecimentos que contribuem para o seu desenvolvimento como empreendedor.

4. Economia de escala: ao fazer parte de uma rede de franquias, o empreendedor se beneficia da economia de escala, obtendo melhores condições na negociação de fornecedores, redução de custos operacionais e maior poder de competitividade no mercado.

Investir em uma franquia é uma opção atraente para quem deseja empreender com mais segurança e aproveitar os benefícios de marcas já estruturadas. 

Com planejamento, pesquisa e dedicação, é possível alcançar o sucesso nesse modelo de negócio e realizar o sonho de ser um empreendedor de sucesso.

Fonte: Frida UnderwearClique aqui e leia mais!

Frida Underwear

Rede de franquias de lingeries exclusivas com foco na diversidade de corpos, para fortalecer as tantas habilidades e qualidades da mulher. Mais do que produzir peças vendáveis pelos padrões de beleza impostos pela sociedade, a Frida oferece roupas íntimas que, realmente, se adaptam em qualquer mulher.

Agência VitalCom