Mega Sena das franquias invista para o dinheiro render mais

Mega-Sena das franquias: invista para o dinheiro render mais

Franquias sem ciladas

Franquias facilitam o processo para quem quer abrir o seu próprio negócio e contar com o apoio de uma marca consolidada no mercado

Quem não gostaria de ganhar sozinho na Mega Sena? No último sorteio do dia 12 de agosto, a Caixa Econômica Federal pagou mais de R$ 115 milhões a quatro ganhadores. Mas, a pergunta de milhões é o que esses sortudos podem fazer com tanto dinheiro?

Entre as alternativas que vêm logo a cabeça são a de investir na poupança, comprar casas, carros, entre outros. Mas, grande parte dos brasileiros têm o sonho de abrir o seu próprio negócio e aumentar ainda mais o valor. 

Para quem deseja empreender, uma das possibilidades é aplicar o dinheiro no mercado de Franchising, que conta com redes de diversos segmentos, com modelos testados, seguros e que proporcionam uma boa rentabilidade.

Franquias de celulares, moda, doces, restaurantes, serviços de limpeza, roupas de segunda-mão e redecoração de casas são alguns dos exemplos. 

Confira abaixo uma seleção de marcas reconhecidas que podem ajudar o sortudo da vez a manter e até expandir seu patrimônio.

5àsec

Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. 

A marca é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 530 pontos de venda em todo o território brasileiro. 

A rede conta com modelos de negócios que vão de R$ 100 mil até R$ 460 mil, com prazo de retorno de 24 a 40 meses.

Água Doce Sabores do Brasil

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. 

Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. 

Atualmente, a rede conta com 80 unidades. 

Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos, com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio menor, focado em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away

O valor de investimento é a partir de R$ 305 mil e prazo de retorno de 36 a 60 meses.

Casa do Celular

A marca traz o sonho de seu fundador Darlan Almeida, com cerca de 20 anos no mercado e mais de 180 lojas espalhadas por 22 estados brasileiros.

Incluída no nicho de Comunicação, Informática e Eletrônicos, um dos que mais crescem no País, a Casa do Celular possui três oportunidades de negócios: lojas de rua, shoppings e quiosques, com investimentos a partir de R$ 150 mil. 

Atualmente, a Casa do Celular é referência de mercado na comercialização de celulares, smartphones e tablets para as classes C e D devido a sua política de atendimento premium.

Casa do Construtor

A Casa do Construtor é uma rede de franquias especializada em locação de equipamentos para construção civil, pequenos reparos, manutenção, limpeza pesada e jardinagem.

Fundada em 1993, a rede oferece opções para todas as fases da obra, como contêiner, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras. 

Com mais de 520 unidades no Brasil e três na capital paraguaia, é a única franquia com este formato no Brasil.

A trajetória de sucesso rendeu a Casa do Construtor diversos prêmios com destaque para Franquia mais Internacionalizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), Franquia do Ano pela mesma entidade e pela Revista PEGN, além do Selo de Excelência no Franchising. 

O investimento é a partir de R$ 499 mil (loja tradicional), variando conforme o número de habitantes

Calçados Bibi

A Calçados Bibi é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. 

Com o propósito de fazer o bem, a Bibi, fundada em 1949 e referência no mercado de calçados infantis, visa o incentivo às práticas sustentáveis, o estímulo ao desenvolvimento saudável das gerações futuras, e o cumprimento das suas responsabilidades sociais para a construção de um mundo melhor. 

Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2 milhões de pares ao ano. 

Está presente em mais de 70 países nos cinco continentes, no Brasil está em mais de 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. 

Para fazer parte da marca é necessário o investimento de R$ 580 mil com prazo de retorno de 36 meses.

Divino Fogão

Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. 

Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. 

A rede conta, hoje, com 200 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery

Para se tornar um franqueado, o investimento é a partir de R$ 800 mil, já o prazo de retorno é de 36 meses.

iGUi                                 

Quando falamos de internacionalização, a iGUi é a mais globalizada de todas as redes, com 27 anos de mercado e mais de 1.200 unidades em todo o mundo. 

Presente em 54 países com indústrias (máster franquias) e lojas (franquias) é a maior fabricante e comercializadora de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo. 

Ao todo, são 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos que atendem as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania. 

A partir de agora, as novas operações das lojas iGUi serão vendidas apenas no formato conceito, que engloba a Unlimited, marca de piscinas de altíssimo padrão , com investimento inicial entre R$ 2 milhões e R$ 20 milhões. 

A rede é Top Of Mind do segmento, conforme o Datafolha, com mais de 1 milhão de acessos via web, e detém 89% das buscas de piscinas na internet, segundo o Google Brasil. 

TRATABEM

Para quem procura empreender e se especializar em tratamento de piscinas, a TRATABEM é o investimento ideal. 

Pertencente à Rede iGui, esta franquia é especializada em limpeza, manutenção, assistência técnica e tratamento químico de todos os tipos de piscinas, spas, saunas e hidromassagens. 

Com dez anos de existência, a marca foi criada em Cedral (SP) e tem 152 franquias em funcionamento no Brasil. 

O franqueado administra o negócio, realiza a captação de clientes e ainda executa os serviços nas casas. 

Na modalidade home based, o franqueado assume o compromisso de que, no prazo máximo de dois anos, deve ser aberto um ponto físico. 

O investimento inicial está a partir de R$ 75 mil (inclui taxa de franquia e kit inicial de químicos, acessórios e suporte).

Milon

No mercado desde 2006, a marca é conhecida pela inspiração europeia e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14. 

Fabricados com tecidos e detalhes elaborados, os produtos Milon possuem alto valor agregado e excelente custo-benefício. 

A marca abriu a primeira loja da rede em 2010 em Joinville, Santa Catarina e, em 2016, ingressou no mercado de Franchising. Atualmente, são 99 lojas físicas em operação, sendo 72 franquias e 27 lojas próprias. 

O investimento para fazer parte da marca é a partir de R$ 350 mil, com prazo de retorno de 24 meses. 

Mr. Cheney

O Mr. Cheney é uma rede de franquias de cookies tipicamente americanos. 

Fundada no Brasil em 2005 pelo casal Lindolfo e Elida Paiva, a marca se tornou reconhecida no mercado por meio de sua receita especial, ensinada por um amigo, o cookieman americano Jay Cheney, da Califórnia, que inspirou o nome da rede. 

A primeira loja foi inaugurada no bairro da Casa Verde, em São Paulo, e, desde então, as franquias começaram a se espalhar por todo o Brasil. 

Com o diferencial do cookie recém-assado (conceito Fresh Baked), as lojas oferecem uma fornada a cada 20 minutos, espalhando o aroma inconfundível por todo ambiente. Além do cookie, o Mr. Cheney também oferece outras sobremesas, como cookie ice mountain (com sorvete), brownie, apple pie (torta de maçã americana), entre outras opções, sendo algumas sazonais. 

Associada à ABF, a marca possui mais de 75 unidades em operação, em 14 estados brasileiros. 

Nesta modalidade, o investimento para se tornar um franqueado é de R$ 270 mil a R$ 500 mil dependendo do formato da franquia.

Peça Rara

Para quem está a fim de desapegar de roupas antigas e dar um novo significado a elas, a Peça Rara é a marca com esse propósito. 

Líder no segmento de brechós, a franquia aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com responsabilidade social por meio do conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente. 

A franquia nasceu há 16 anos em Brasília e está em processo de expansão, com meta de chegar a 140 lojas até o final de 2023. 

Para investir neste conceito de loja é necessário desembolsar, no mínimo, R$ 340 mil, para espaços a partir de 240m².

A rede de franquias, com mais de 100 comercializadas, pelo País conta com a atriz Deborah Secco e o apresentador “tubarão” José Carlos Semenzato, por meio de sua empresa SMZTO, como sócios.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias