Acerte ao investir em uma franquia

Acerte ao investir em uma franquia

Franquias sem ciladas

Comprar uma franquia pode ser uma ótima jogada para o empreendedor que não quer criar um novo negócio

Em teoria, os franqueados adquirem um modelo funcional em todos os níveis, desde o branding até precificação, posicionamento da marca e público-alvo definido.

As pessoas buscam investir em Franquias, independentemente do setor, por se tratar de um modelo de negócio testado e estruturado. Apesar do investimento no segmento não significar garantia de sucesso, dados do Sebrae mostram que as chances são bem maiores de que negócios independentes.

Há ótimas vantagens, porém, também há desafios no caminho. É importante realizar uma avaliação detalhada para que você não erre, principalmente se está investindo todas as suas economias. Separei alguns pontos para que você possa levar em consideração antes de adquirir a sua franquia.

Identificação

Você vai cuidar da operação? Tem de haver identificação com a área. Isto não significa que se for abrir uma franquia de coxinhas, por exemplo, deva ser apaixonado por salgados, mas, sim, que você deve gostar de tratar com público. Outro dia, uma cliente me disse que “não gostava muito de tratar com pessoas”. Ok, sem problemas, se este for o seu perfil, mas não entre no varejo se preferir tratar com computadores.

Local

É importante que se entenda qual a porcentagem de dependência que a escolha do ponto comercial tem no sucesso do modelo que está escolhendo. Vemos muitas franquias não deslancharem porque são implementadas em praças saturadas e isto também é algo que as redes de franquia têm a obrigação de auxiliar os franqueados. Também vemos muitas marcas em um tipo de expansão canibal, onde o core business deixa de ser o negócio em si e passa a ser a busca por “taxas de franquia”. Pode ter certeza que é o início do fim para a rede.

Consulte o plano financeiro da franquia

Analise as variáveis e transfira as projeções ao cenário de onde pretende abrir. Faça contas simples. Quanto eu terei que vender para suprir meus custos fixos, funcionários, recompra? Não se prenda somente ao cenário otimista que irão apresentar. Lembre-se que o mercado não é tão engessado quanto os números de uma planilha, muitas vezes, mal elaborada.

Conheça uma unidade

Não só conheça, mas passe um tempo lá. No mínimo, um dia inteiro. Pode ser na loja piloto ou na unidade mais próxima de sua cidade, não tem problema. A ideia não é analisar a beleza da arquitetura, mas conhecer o básico da operação, analisar os horários de maior movimento, as dificuldades e os processos.

Conheça a concorrência

Dê uma volta na cidade, conheça os concorrentes. Consulte o cardápio ou menu de serviços de outras marcas, visite, veja os horários e hábitos de consumo nestes estabelecimentos. Não tenha vergonha de conversar com o dono, gerente ou funcionário. Veja como estão as coisas. Mas, o principal, se atente se o mercado da praça não está saturado e qual é a fatia que vai sobrar para você.

Histórico

Converse com franqueados da rede. Caso a franquia seja nova, analise as documentações, histórico e, principalmente, veja quem está por trás da marca e/ou cuidando da expansão. Existem pessoas e empresas especialistas em vender franquias. Sim, só vender. Estão mais preocupadas em alcançar números de unidades do que focadas no sucesso do franqueado. Não é difícil encontrar pontas soltas. Uma dica é pesquisar em sites como o Reclame Aqui, a marca e os nomes dos envolvidos.

Leia tudo

Por fim, leia todas as documentações que enviarem, página por página. De preferência, leve a um especialista. Vai investir o dinheiro da sua vida, suas economias? Então trate de se aprofundar nas normas de funcionamento, compras, suporte, entre outros aspectos que farão toda a diferença no sucesso do negócio.

Parece que descrevi uma infinidade de processos, mas, em poucos dias, você consegue obter todas essas informações, optar pela franquia correta e alcançar o sucesso que espera.

Lucas Atanazio Vetorasso

Lucas Atanazio Vetorasso


CEO do Grupo ATNZO, holding de formatação de franquias


Agência VitalCom