Principais erros ao tornar o negócio em franquia

Principais erros ao tornar o negócio em franquia

A consultoria especializada é a chave para que a empresa se consolide como uma franqueadora e tenha o suporte adequado

O primeiro deles é a decisão de virar franqueador por uma demanda. Entrar para o Mundo das Franquias porque alguém se interessou em abrir uma unidade da sua marca não é o caminho. O modelo de Franchising não é assim e, começar desta maneira, é optar pela estratégia errada.

Outro erro comum é entrar para o modelo de franquias sem avaliar se existem outros canais ou formatos de expansão de negócios. Existem diversas possibilidades de expansão para uma empresa, a franquia é uma delas. É preciso ver qual formato se adequa mais para cada tipo de negócio.

Além disso, fazer a COF (Circular de Oferta de Franquia) pouco detalhada e com base na internet, sem que estejam claros os direitos e deveres da franqueadora e do franqueado, bem como balanço financeiro e histórico.

Este documento é muito importante, porque é por ele que os empreendedores conhecerão o seu negócio, terão segurança jurídica e serão convencidos de que estão fazendo um bom investimento. Fazê-la sem um especialista é assumir um risco jurídico muito alto.

Outro ponto é não se programar para dar suporte eficiente para seus franqueados. O formato franquia é procurado tanto por empreendedores experientes como os que buscam o primeiro negócio.

É essencial que a franqueadora contrate profissionais capacitados para orientar os novos franqueados. É importante que haja um setor que possa sanar as dúvidas do dia a dia. O suporte vai viabilizar o repasse do know-how e mantém a qualidade de todas as unidades.

Por fim, outro erro é não contar com uma consultoria especializada. O processo de formatação é complexo e exige cuidado para definir padrões que garantirão o sucesso das unidades.

A consultoria especializada é a chave para que a empresa se consolide como uma franqueadora. Mesmo que não seja o momento ideal para que a empresa se torne franquia, é a consultoria que determinará quais aspectos devem ser melhorados para o futuro.

É preciso pensar que, do mesmo jeito que um franqueado busca uma franquia como atalho para o investimento de sucesso, o franqueador também encontra esse atalho em uma consultoria, que conhece as dores das marcas ao se tornar franquia e pode ajudá-lo a passar de maneira mais rápida e eficiente pelas etapas.

O mercado de Franchising é muito atrativo no Brasil. Conforme o último levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de Franquias cresceu 8,8% em faturamento no 1º trimestre de 2022, em comparação ao período homólogo. A receita fechou em R$ 43,380 bilhões, com cerca de 173.770 unidades em operação no País.

Com números expressivos, muitos empresários buscam transformar sua marca em franquia para atrair novos empreendedores e expandir o negócio por diversas regiões do Brasil. Mas, nem toda empresa está preparada para ser franqueada e alguns erros podem ser cometidos no caminho.

Se você quiser formatar seu negócio em franquia da forma correta, clique aqui!

Eduardo Santinoni

Sócio fundador da Y Consultoria, que há 10 anos contribui para o desenvolvimento e aprimoramento de empresas e pessoas envolvidas no ecossistema de Franquias e redes.

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