Como separar as finanças pessoais e as empresariais

Como separar as finanças pessoais e as empresariais

É importante ter um pró-labore e um salário, pois eles permitem receita para cobrir os gastos, tanto seus, como os custos da empresa

Tá todo mundo aí? A maioria das franqueadoras, possuem um sistema de acompanhamento e mensuração das métricas e resultados de suas unidades franqueadas, através de sistemas muito bem elaborados de entradas, saídas e movimentação diária.

Porém, não basta ter bons indicadores de movimento caixa, se você tem o péssimo hábito de misturar contas pessoais e empresariais.

É muito importante que você tenha um pró-labore ou determine um salário e, com isso, faça sua administração pessoal separada da empresarial. Assim, é possível entender e ter indicadores reais do que está acontecendo com seu negócio.

Por mais apoio que você tenha junto a franqueadora, a responsabilidade é totalmente sua sobre a gestão operacional do controle financeiro do seu empreendimento.

Muitos franqueados acreditam que pelo pagamento da taxa de adesão e dos royalties mensais, a responsabilidade da gestão e operação é da franqueadora. Ambos, franqueadora e franqueado, devem assumir e exercer suas responsabilidades e obrigações.

Não se sinta culpado, este comportamento de misturar finanças pessoais e comerciais é muito mais comum do que se pensa. Mas, isso pode ser corrigido com uma rotina saudável, bastando separar o caixa, compreendendo as contas que cabem à pessoa jurídica e as que cabem à pessoa física.

Por isso, a importância do pró-labore e do seu salário, pois eles permitem que você tenha receita para cobrir os gastos, tanto seus, como os custos da empresa. É importante saber para onde vai o seu dinheiro e o da empresa e, se necessário, fazer os ajustes cabíveis para uma gestão financeira empresarial e pessoal saudáveis, em que é possível ver a real rentabilidade do negócio e ajustar ao seu padrão de vida.

Passo a passo

A primeira etapa é se certificar de que você tem lançamentos precisos de entradas e saídas. Muitas franqueadoras possuem controles que identificam todos os valores, porém, somente isso não é suficiente. É necessário o seu entendimento e concordância aos índices apontados, por meio dos relatórios expedidos pela franqueadora. Você precisa ter os seus números e indicadores muito bem ajustados e prestar atenção de onde vem e para onde vai o seu faturamento.

Em seguida, acompanhar esses dados, para entender se estão de acordo. Ter controle do estoque, uso correto e rotineiro dos processos implantados e direcionados pela franqueadora, identificar pontos de melhoria de operação e vendas.

Uma vez que você tenha esses números em ordem, é certo que com disciplina nos processos de gestão pessoal e empresarial mostrarão números positivos.

Algumas dicas de finanças saudáveis

  • Tenha conta bancária para você e para sua empresa independentes;
  • Constantemente fiscalize seu fluxo de caixa;
  • Não permita que o dinheiro da empresa seja disponibilizado para gastos pessoais;
  • Determine o valor do seu pró-labore e seja o gerenciador do negócio;
  • Mantenha indicadores sempre atualizados da empresa;
  • Supervisione seus gastos diariamente.

No momento que você colocar em prática todos esses processos, entenderá se o seu negócio é válido e gerador de lucro.     

Anibal Teixeira

Educador Financeiro e Econômico, mentor financeiro de empresas familiares e da metodologia PQP (Processos Que Precificam)


Agência VitalCom