Boas práticas do Franchising para o sucesso dos negócios

As boas práticas do Franchising

Este artigo faz parte da série “Boas práticas no Franchising”, da Campanha Franchising Íntegro, visando atuação ética, empática e íntegra

O Franchising rompeu, em 2022, a barreira de R$ 200 bilhões em faturamento, com mais de 3 mil marcas e 184 mil unidades no Brasil, um setor que sai de um momento de pandemia maior, mais unido, mais fortalecido e mostrando a força que a atuação em rede tem em momentos de grandes desafios.

Nesse momento em que o crescimento do setor e a expansão de redes estão tão em evidência, a ABF (Associação Brasileira de Franchising), como parte de sua missão, quer trazer luz à importância de algumas boas práticas, e alguns cuidados essenciais, para que esse crescimento aconteça de forma ética e responsável, visando negócios sustentáveis e prósperos.

Antes de mais nada, se a sua intenção é empreender por meio do sistema de Franchising, conheça a Lei de Franquias 13.966, de 2019. A lei é clara, objetiva e visa garantir a transparência e a ética nas relações de franquia.

Com base no que diz a lei, comece cuidando da documentação jurídica da rede. O primeiro passo é ter uma COF (Circular de Oferta de Franquia) completa e que reflita a realidade da rede, trazendo ao candidato as principais informações sobre o negócio, como o balanço dos dois últimos anos da franqueadora, os direitos e deveres de cada parte, a cópia do Contrato de Franquia e a lista de franqueados e ex-franqueados dos últimos 24 meses.

Se você busca uma franquia, avalie este documento com cuidado e critério, antes de tomar sua decisão.  

Acrescento a essa dica, uma importante recomendação: converse com os franqueados da rede e procure entender a visão deles do negócio, do mercado e, principalmente, do franqueador. Tenho certeza de que você vai encontrar muitas respostas nessas conversas, e serão decisivas.

Se você é um franqueador, deixe o candidato à vontade para escolher os franqueados e ex-franqueados com quem conversará. Isso mostra que você tem uma rede formada por franqueados satisfeitos com os seus negócios e com a franqueadora. 

Se eu tivesse que escolher um aspecto sobre o que está por trás de uma rede de franquias de sucesso, eu diria que é a boa comunicação.

Uma rede saudável é uma rede em que a comunicação entre franqueador e franqueado é clara, transparente, eficiente e, acima de tudo, empática e humana. A boa comunicação reflete o bom relacionamento entre franqueador e franqueado, e o bom relacionamento entre as partes é a força principal de uma rede. 

E se eu tivesse que destacar o aspecto mais importante para o crescimento de uma rede, sem dúvida nenhuma, selecionaria o processo de seleção de franqueados.

Franchising não é crescer a qualquer custo, não é sobre velocidade, é sobre qualidade. A seleção do franqueado deve ser feita com critério. Chamamos isso de crescimento responsável.

A seleção do franqueado deve ser uma escolha consciente, com base no perfil estabelecido para o sucesso do negócio. É uma escolha de muita responsabilidade, lembrando que aquele, muitas vezes, é o sonho de uma vida inteira do investidor. 

No Franchising, franqueador e franqueado são parceiros e o sucesso de um depende do sucesso do outro. Não basta só vender, é preciso entregar. É papel do franqueador entregar o produto ou serviço, know-how e treinamentos, inovação, suporte constante.

Ou seja, entregar todas as condições para que o franqueado tenha sucesso e fazer isso todos os dias. Só assim, a rede poderá crescer de forma sustentável e sólida.  

Entendo, porém, que mesmo com a adoção das boas práticas e dos cuidados destacados aqui, desalinhamentos de expectativas podem acontecer. E nessa hora, o associado pode contar com o apoio da ABF, entidade que tem o papel de promover e fomentar o setor, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.

A entidade conta com uma Comissão de Ética, a guardiã das boas práticas do Franchising, que zela pela saudável relação “ganha-ganha” no setor, baseada no sucesso mútuo de franqueadores e franqueados. 

Deixo aqui uma recomendação final. Cuidado ao olhar somente para o número de unidades de uma rede. O que deve ser olhado é o número de unidades saudáveis e de franqueados satisfeitos com seus negócios. Isso, sim, é que deve ser o foco da atenção.

Esse é o Franchising Íntegro da ABF. Esse é o caminho para se alcançar negócios prósperos, sustentáveis e de sucesso. 

Sylvia de Moraes Barros

Presidente da Comissão de Ética da ABF (Associação Brasileira de Franchising)


Agência VitalCom