Insights da ABF Franchising Expo

Insights da ABF Franchising Expo

O Mundo das Franquias acompanhou a maior feira de Franquias do planeta e traz para o leitor os insights do evento e matérias exclusivas

Entre os dias 22 e 25 de junho aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), a ABF Franchising Expo, a maior feira de Franquias do mundo, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

E nós estivemos lá acompanhando a movimentação da feira e entrevistando com exclusividade os executivos do Franchising, como exemplo, a Dona Alzira, CEO da Fábrica de Bolos da Vó Alzira, que começou sua rede aos 61 anos; Rafael Kaminski Naves, fundador e CEO da Duckbill, que tem uma história de relações humanas imperdível; e Camila Julien Reginato, Fundadora e CEO da Frida Underwear, que inovou no mercado e conquistou um crescimento exponencial.

E estes três são somente alguns dos entrevistados do Mundo das Franquias durante a feira, que contou com 457 marcas expositoras, sendo cerca de 200 debutantes, de diversos segmentos, com investimentos de R$ 3 mil a mais de R$ 2 milhões.

Insights

Foi evidente que havia uma grande demanda represada de investidores e pessoas com desejo de empreender no setor de Franquias.

Desde o primeiro dia o movimento foi grande e, ao final do evento, a ABF contabilizou cerca de 65 mil visitantes, com empreendedores de todo o Brasil e até do exterior.

Todos os estandes, sem exceção, estavam constantemente movimentados e os corredores da feira no Expo Center Norte com diversas pessoas circulando em busca de uma boa oportunidade de negócio.

O presidente da ABF, André Friedheim, disse que a 29ª edição a ABF Franchising Expo trouxe novamente os empreendedores que buscam oportunidades no Franchising e as marcas que buscam expandir mais os seus negócios.

“Sem dúvida esta foi a feira da retomada do setor após dois anos desafiadores de pandemia. E é muito importante notar que o interesse permanece por parte dos dois lados: redes de franquia com planos agressivos de crescimento e empreendedores ávidos por novidades e negócios lucrativos. A feira presencial continua sendo um ambiente muito favorável para fazer este match”, alavancando o crescimento do setor nos próximos meses”, afirmou.

Além disso, o executivo comentou que a feira evidenciou movimentos importantes que, além dos tradicionais segmentos de Alimentação e Educação, houver presença destacada de franquias de Moda, com destaque para lingerie e roupas masculinas.

“Ainda, tivemos a presença das franquias B2B associadas à Casa e Construção, Tecnologia, Gestão, Finanças, Seguros e Energia Solar e redes de Saúde, Beleza e Bem-Estar com serviços de estética, saúde e odontologia e academias especializadas, como boot camp e para crianças. As lavanderias, com diferentes propostas, também marcaram presença”, ressalta o presidente de ABF.

A ABF destacou, também, as microfranquias, com modelos alternativos de venda, como home based, virtuais, vending machines, container, tuk tuk, carro, quiosque etc., e o interesse pelo setor por parte de bancos, fornecedores de tecnologia e outros elos da cadeia produtiva do Franchising.

Home office

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias