1ª franquia de bem-estar animal sustentável

1ª franquia de bem-estar animal sustentável

A EcoCão Espaço Pet nasceu para mudar os serviços oferecidos para os pets e pretende faturar aproximadamente R$ 13 milhões até o final do ano

Uma dose de amor pelos animais e o desemprego, que veio depois de 21 anos na área de educação, foram alguns dos ingredientes que fizeram a pedagoga Patrícia Sprada entrar no empreendedorismo, formatando um modelo de negócio diferente.

No final de 2017, ela abriu a primeira unidade do EcoCão Espaço Pet em Curitiba (PR) para trazer uma nova forma de oferecer serviços aos animais. Agora, em 2022, entra para o franchising com a meta de abrir 40 unidades e faturar aproximadamente R$ 13 milhões ate o final do ano.

Serviços diferente para os pets

No centro estético para os pets o banho pode ser de ofurô, acompanhado de tratamento de cromoterapia, ozonioterapia, massagem e técnicas de relaxamento com aromaterapia e florais.

Já os equipamentos, inclusive os secadores, são usados para não causar danos ao bem-estar emocional dos pets, assim como não gaiolas para prender os pets enquanto aguardam a sua vez.

Além disso, a EcoCão Espaço Pet possui o serviço de creche, com atividades desenvolvidas especialmente para atender as necessidades de acordo com a idade do animal, inclusive oferecendo o puppy class, treinamento para os filhotes e seus tutores, em um espaço projetado com árvores frutíferas, piscina e brinquedos feitos a partir de reciclados, como caixas de leite, garrafas pets etc.

Sustentabilidade 

A estrutura da EcoCão Espaço Pet é em container, possui um sistema de captação de água da chuva para limpeza do espaço, ou para refrescar os cães da creche nos dias de calor.

Já o sistema de aquecimento solar substitui o uso de energia elétrica para esquentar a água no banho e o mobiliário é feito a partir de madeira de reflorestamento.

Também não são usadas sacolas plásticas, com o reaproveitamento de sacolas de papel. O lixo tem destino certo, sendo o comum recolhido por empresa especializada e retornando em forma de adubo e mudas que são distribuídos aos clientes, enquanto o reciclável é separado e reaproveitado para as brincadeiras de enriquecimento ambiental na própria creche. 

Ainda, alguns dos materiais recicláveis que não são reaproveitados dentro pela rede são vendidos e 100% do valor arrecadado é para ajudar os animais acolhidos por ONGs ou instituições.

Itens, como roupinhas e caminhas comercializados no espaço, são de produtores locais. A alimentação também é mais naturais e saudáveis, sem corantes ou conservantes em sua composição.

Uma história de empreendedorismo às avessas

O plano inicial não era mesmo o empreendedorismo, mas uma série de fatores levaram Patrícia Sprada a criar este novo conceito de negócio cheio de propósito.

Pedagoga com especialização em psicopedagogia e 21 anos de experiência, foi professora de crianças, adolescentes e jovens na pós-graduação, além de atuar em empresas. 

Ao ficar desempregada, no final de 2015, passou a fazer as tarefas do lar. Entre elas, levar os cachorros ao pet shop. Só que um detalhe passou a incomodá-la: todas as vezes percebia um medo muito grande dos animais ao chegar perto do local.

Decidiu, então, fazer um curso de banho e tosa, assim poderia dar banho nos seus em casa e oferecer mais conforto para eles. Só que lá, durante o curso, descobriu que os banhistas e tosadores ganhavam por comissão, por isso, procuravam fazer o serviço o mais rápido possível, como em uma linha de produção. Viu também cachorro sendo machucado e sedado. 

Foi então que voltou para casa decidida a ter um negócio neste segmento que tivesse como principal premissa o bem-estar animal. Começou a estudar mais sobre empreendedorismo, gestão, finanças e comportamento animal.

Aos poucos, Patrícia foi se preparando e desenhando seu novo propósito. A profissional de 2015, que nunca tinha pensado em ser dona do próprio negócio, muito menos na área pet, lançou em dezembro de 2017, em Curitiba, o primeiro EcoCão Espaço Pet, uma unidade própria, com investimento em torno de R$ 500 mil. 

A busca pelo bem-estar do animal e ambiental

Em 2020, o negócio já ia bem, com tutores vindos de diferentes regiões da cidade para serem atendidos especialmente na EcoCão Espaço Pet, mas, com a pandemia, muitos deles se mudaram e não faltou ligação desses tutores pedindo para Patrícia abrir unidades em outras cidades, por não encontrarem proposta de atendimento igual.

Investimento e previsões

O investimento inicial em uma unidade da EcoCão Espaço Pet é a partir de R$ 125 mil, com rentabilidade aproximada de 40% do faturamento e payback de 18 meses.

A estrutura inicial requer uma área mínima de 40 m² e pode começar a operar com apenas dois funcionários.

A pretensão da marca é fechar o ano com 40 unidades em todo o País e um faturamento em torno de R$ 13 milhões.

RD Station

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias