Franquia aposta no digital para fidelizar consumidores

Franquia aposta no digital para fidelizar consumidores

Segundo a CEO da marca, as redes sociais sempre serão canais importantes de comunicação com os consumidores

O setor de moda e vestuário ainda é um dos que causa grande impacto à natureza. Mas, com uma população mais consciente, o mercado de roupas usadas tem crescido de maneira importante.

Os brechós de roupas e itens infantis se multiplicaram pelos últimos anos, tanto em lojas físicas quanto no ambiente online, através WhatsApp, Instagram ou Facebook.

Segundo dados da Companhia Compre & Confie e da Câmara Brasileira da Economia Digital, o setor de vendas do mercado online brasileiro, que inclui todas as vendas de bens de consumo e entretenimento, cresceu 20,56% em janeiro de 2022. Já o faturamento do segmento, por sua vez, cresceu em 8,09% também em janeiro deste ano.

Novo formato no Brasil

Giovanna Domiciano e Flávio Thenório, os irmãos fundadores da Arena Baby, franquia de Brechó e Outlet infantil, e adeptos ao Garage Sales, evento informal para a venda de bens usados ​​por particulares, adaptaram este modelo bastante difundido nos EUA para poderem utilizá-lo no Brasil, focando como público-alvo bebês e crianças.

E o formato de compra na rede é simples: os clientes levam produtos que não são mais utilizados por seus filhos ou parentes e geram valor com eles, podendo receber em dinheiro ou em crédito para utilizar na compra de outros produtos novos ou seminovos da loja.

A rede é atrativa tanto para investidores quanto para o consumidor final, pois a maioria dos produtos à venda são 80% mais baratos que nas lojas convencionais.

“Com o crescimento exponencial da Arena Baby, fica claro que o brasileiro está deixando de lado o pré-conceito sobre o uso de produtos seminovos e adotando, como cultura, a prática de trocar e vender roupas e acessórios que não têm mais utilidade para os filhos”, pontua Giovanna.

Sustentabilidade no negócio

Segundo pesquisa do GlobalData Market Sizing and Growth Estimates, nos próximos 10 anos o mercado de segunda mão tende a crescer mais do que outro setor. Além disso, esses modelos de negócios circulares, podem permitir que a indústria corte cerca de 143 milhões de toneladas de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) até 2030.

As peças da Arena Baby passam por uma avaliação minuciosa, onde se verifica manchas ou qualquer outra avaria. Como diferencial, a rede também disponibiliza produtos novos, todos identificados por tags recicláveis.

“Nos preocupamos muito com a preservação do meio ambiente, em diversos detalhes. Evitamos sacolas plásticas, utilizamos tags recicláveis, além disso, ao reutilizar as peças e deixar novos produtos na loja, o cliente também ajudará outra família que comprará item de qualidade com valor bem abaixo do mercado”, comentou a CEO.

As redes sociais conectam clientes

Com expectativas de venda de 100 unidades e faturamento de R$ 30 milhões para 2022, a rede recebeu investimentos em tecnologia.

Além dos franqueados poderem vender através do WhatsApp para todo o Brasil e, também, por outras redes sociais como o Facebook e Instagram, a Arena Baby está desenvolvendo o Clube Arena Baby, aplicativo próprio que já está nas configurações finais e ficará disponível tanto para Android quanto iOS.

Giovanna finaliza informando que no ano de 2021 a rede teve mais de 30 mil avaliações (entre trocas e venda de produtos) realizadas nas redes. “Este número tende a aumentar em 2022, visto que teremos um ano letivo completo e, também, pela volta do hábito de compra em lojas físicas, graças a vacinação, fim das restrições, etc.”.

Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil
Lucro Médio Mensal: de 25%
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil a 90 mil
Prazo retorno do investimento: 24 meses

RD Station

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias