Vantagens em ser multifranqueado

Vantagens em ser multifranqueado

Segundo dados da ABF, 85% dos negócios de franquias no Brasil possuem multifranqueados, donos de duas ou mais unidades da mesma rede

Tornar-se um multifranqueado, com duas ou mais unidades de uma mesma rede de franquia, vem sendo um dos negócios em destaque no franchising brasileiro, pois tende a multiplicar os ganhos e apresentar menores custos para a empresa.

De acordo com a pesquisa mais recente da ABF (Associação Brasileira de Franchising) esse perfil de empreendedores vem crescendo, já que o percentual de multifranqueados aumentou de 16,6%, em 2020, para 19,5%, em 2021. Já o número de unidades administradas por multifranqueados subiu percentualmente de 27,6% para 30,1%, na comparação do mesmo período.

A segurança que um franqueado possui no controle operacional e o conhecimento no mercado pelas experiências da franqueadora, fazem com que o empreendedor amplie sua atuação e abra novas franquias.

Se um dono de franquia opta por abrir outra unidade da mesma marca, tende a trazer vários benefícios para ele e para o seu trabalho. Quando o franqueado se torna um multifranqueado, significa que ele obteve aprendizados eficientes e positivos durante a operação na sua primeira unidade e está disposto a expandir seu modelo de negócio com uma visão mais ampla e sábia.

Os multifranqueados conquistam seu espaço e aproveitam para tornarem o seu negócio mais relevante no mercado e, principalmente, no segmento em que atuam, a fim de atingir resultados a própria franquia e para a franqueadora.

Rede como exemplo

A UpVet, rede de farmácias de manipulação veterinária, é um exemplo. Com mais de 30 unidades pelo Brasil, sendo quatro de multifranqueados, além de apoiar a abertura de amis unidades pelos empreendedores, oferece o modelo de franquia itinerante com  investimento a partir de R$ 60 mil, chamado UpVet Store, que pode ser alocado em qualquer região e pode ajudar a aumentar o número de multifranqueados.

“Na UpVet contamos com quatro multifranqueados. Tenho uma relação muito boa com todos eles e, também, vejo a força de vontade de outros franqueados que querem conquistar a segunda unidade, terceira ou até uma quarta unidade, para alcançarem um melhor rendimento. Nós, franqueadores, apoiamos o crescimento de cada um de nossos franqueados, desejamos que continuem crescendo e prosperando para que alcancem cada vez mais sucesso” disse o CEO da UpVet, Lisandro Corazza.

O multifranqueado da UpVet, Ricardo Penayo, que possui duas unidades, sendo uma em Florianópolis (SC) e outra em Foz de Iguaçu (PR), conta sobre quando percebeu que a sua primeira unidade da franquia estava progredindo bem e considerou investir em uma segunda unidade.

“O maior objetivo com esse investimento foi aumentar os rendimentos, já que com duas unidades operando, esse processo acontece mais rápido. E com os negócios apresentando constante progresso, pretendo conquistar mais uma unidade”, contou Ricardo.

Dificuldade e desafios dos multifranqueados

Todos os negócios passam por instabilidades e novos desafios, os multifranqueados já conhecem os obstáculos a serem enfrentados, o que torna mais fácil a abertura de uma segunda unidade ou mais unidades.

Penayo, com bagagem e experiência no assunto, citou algumas dicas para quem pretende abrir o próprio negócio. “Avalie se realmente a sua ideia de negócio é uma necessidade na sua região; tenha paciência, pois não existe empreendimento sem muito esforço que irá trazer rios de dinheiro em um mês; converse, e muito, com pessoas da área. Se estiver em uma franquia, procure outros franqueados; mantenha relacionamentos construindo um bom networking com fornecedores, concorrência e órgãos reguladores; estude não somente a parte técnica, mas procure entender sobre leis. Por fim, vivencie e entenda o seu negóci!”, pontuou o multifranqueado.

Outro multifranqueado da marca, Roberto Ferreira, que possui o modelo UpVet Store, com quiosques em shoppings e com um formato itinerante, que já passou pelas cidades de Maringá (PR), Curitiba (PR) e Umuarama (PR), comentou sobre o retorno que teve.

“Tive meu retorno seis meses após abrir a primeira unidade. Decidi investir na segunda, pois tinha entendido a viabilidade do negócio e a confiança que a franqueadora oferece. Além disso, ter essa flexibilidade de poder transportar o modelo de negócio para outra cidade é um diferencial da marca. Eu já mudei três vezes e é ótimo, porque você acaba conquistando clientes em todos os lugares, fazendo com que eles conheçam ainda mais a marca”, disse Roberto.

De acordo com o Google,a busca pelo termo “Multifranquia” apontou 94% no dia 11 de abril de 2022, mostrando uma procura maior pelo assunto.

“Ter um negócio que cuida do melhor amigo do homem, do bichinho de estimação, é trabalhar com alegria. Nossa rede de franquias disponibiliza produtos de qualidade, nas linhas de perfumaria, petiscos naturais e de medicamentos, tudo para atender a necessidade de cada pet. Nos sentimos muito contentes em compartilhar esse atendimento através de nossas redes de franquias espalhadas por quase todo o Brasil. E ver nossos franqueados se tornando multifranqueados é muito gratificante”, disse a Manager e Co-CEO da UpVet, Patrícia Corazza.

Benefícios de multifranqueados

  • Maior faturamento;
  • Descontos nas taxas de franquias, já que existe um vínculo com o franqueador;
  • Facilidade e melhores preços com fornecedores, já que existe uma certa frequência e maior volume de compra;
  • Otimização do negócio, pois com a experiência que já possui da primeira unidade terá mais facilidade de negociação e em desenvolver novas estratégias, por conhecer o caminho que apresente os melhores resultados;
  • Trabalha com um segmento, pet, que a cada tempo se torna referência de prosperidade e lucratividade;
  • Franquia com modelo itinerário (alocar em pontos de acordo com a necessidade do franqueado e do público).
RD Station

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias