5 motivos para investir em franquias de joias

5 motivos para investir em franquias de joias

De acordo com ABF, o segmento de Moda, do qual as redes de joias fazem parte, cresceu 15,2% em 2021 com aumento de 10,7% no faturamento

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor voltou a crescer em 2021, registrando um aumento de 10,7% no faturamento.

A saúde do setor tem atraído novos franqueados. No entanto, em um mercado com quase 3 mil redes, qual delas escolher? Uma boa dica é checar os segmentos.

O nicho de Moda, estão as franquias de joias, por exemplo, subiu 15,2% no faturamento em relação a 2020.

Ao longo da pandemia, algumas dessas redes cresceram e o modelo de negócio contribuiu para isso.

Além disso, o segmento oferece mais algumas vantagens importantes:

Produto não perecível

Qualquer negócio focado na venda de produtos tem uma preocupação quanto à sua condição. No caso de redes de alimentação, por exemplo, deve-se levar em conta a perecibilidade de cada ingrediente.

Já com as franquias de joias, não há esse problema. Os produtos têm alta durabilidade, o que dá mais segurança e liberdade para investir.

“Isso também garante maior estabilidade para o negócio e uma dependência menor sobre as circunstâncias externas. Para se ter ideia, crescemos 40% em 2021”, comenta o CEO da Convex Brasil, Rinaldo Monaco.

Mercado de joias é forte no Brasil

Em 2021, o mercado brasileiro de joias teve alta de 20% no faturamento, arrecadando um total de US$ 4,5 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Uma das explicações dessa alta, de acordo com a entidade, foi a rapidez com que esse mercado se adaptou.

“A pandemia diminuiu o poder de compra do consumidor. A Convex Brasil entendeu esse movimento e investiu em produtos minimalistas e que cabem no bolso do cliente”, destaca o CEO.

Alta demanda por novos joalheiros

Em geral, o negócio joalheiro é passado de geração para geração. Isso tem gerado uma alta demanda por novos joalheiros.

Como solucionar esse problema? Com franquias.

Monaco, disse que a Convex Brasil enxergou uma oportunidade nesse contexto e entrou para o franchising, em 2017. “Já ultrapassamos 60 franquias nesse modelo. Isso mostra a segurança do negócio”, conta.

Joias em aço

As joias em aço ganharam força no Brasil desde os anos 2000. Além de um material resistente e duradouro utilizando matérias primas e tecnologia de última geração na produção, ainda assim conseguimos fazer com que as joias cheguem a um preço mais acessível aos consumidores.


“Hoje, as joias de aço representam 70% das vendas. A juventude atual está cada vez mais ligada em manter o apreço estético sem o risco de roubo e perda de altos valores”, afirma Rinaldo.

Produtos sempre em renovação

Por fim, o mercado joalheiro apresenta um cenário que se renova dia após dia. Novas linhas e joias estão sempre sendo desenhadas e produzidas.

A alta tecnologia envolvida nessa criação faz com que produção e entrega sejam mais eficientes.

“Nosso diferencial na Convex Brasil é que temos controle total sobre nossa produção. Neste ano, já lançamos mais de 180 produtos. Sem sombra de dúvidas isso é um grande divisor de águas para o sucesso da rede.”, finaliza o executivo.

RD Station

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias