A excelência na gestão de redes de Franquias

A excelência na gestão de redes de Franquias

Excelência é um tema de máxima relevância, já que o próprio sistema de franchising vem se transformando nos últimos anos.

Na última sexta-feira, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) anunciou as empresas que receberam o Selo de Excelência em Franchising (SEF), chancela que reconhece as melhores redes de franquias do Brasil. Noite de festa, de muita celebração, como tem de ser: 257 redes conquistaram o selo.

A gestão de uma rede de franquias é desafiadora. Quanto maior a rede, quanto mais unidades franqueadas e quanto mais “clientes-franqueados” a rede tiver, maior o desafio no gerenciamento desse time.

Portanto, excelência é um tema de máxima relevância, já que o próprio sistema de franchising, enquanto modelo de expansão dos negócios, vem se transformando nos últimos anos.

As franqueadoras que conseguiram o selo seguiram caminhos de excelência e devem buscar mantê-los durante mais um ano. E quais caminhos são esses? Quais fatores-chave conduzem à excelência na gestão de redes de Franquias?

Existem algumas premissas de gestão que uma franqueadora deve buscar, como melhorar seu relacionamento com a rede, evoluir seus processos internos, revisar seu modelo de suporte, elevar o engajamento dos franqueados e, consequentemente, potencializar os resultados de negócio, apoiando seus franqueados a operarem com alta performance.

É preciso liderança, estar próximo ao franqueado, ser empático, trabalhar a governança corporativa, criar conselhos, revisar o modelo de suporte segmentado à rede, para ter mais eficiência, com foco em assistência de gestão e comercial, avaliar a cultura da rede e investir em desenvolvimento dos franqueados e suas equipes, com capacitação em competências técnicas e comportamentais, como liderança, habilidades socioemocionais, comportamento empreendedor etc.

Guia para excelência no franchising

Pensando nisso, a Praxis Business construiu seis caminhos de excelência, entendendo que a franqueadora deve lançar um olhar para: modelos de negócios; cultura e engajamento; expansão e implantação; suporte e relacionamento; Marketing e Comercial; e capital humano.

A estrutura das seis dimensões está inserida no escopo do método criado pela Praxis Business, intitulada de FEB (Franchising Excellence Benchmark) para apoiar no desenvolvimento da gestão de negócios de redes, contribuindo com insights, provocações e soluções em serviços que sejam pertinentes às marcas franqueadoras rumo à excelência.

A metodologia está embasada em nossa experiência no franchising brasileiro (mais de 450 redes de franquias atendidas), por meio do que aprendemos com nossos clientes e projetos, ouvindo ativamente, e reunindo as melhores práticas do mercado.

Adir Ribeiro

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CEO e fundador da Praxis Business, focada em soluções de treinamentos para o Franchising.

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