As redes precisam educar os franqueados

As redes precisam educar os franqueados

A educação é determinante para a franqueadora deixar seu legado emergir em cada um dos franqueados

O conhecimento repassado de geração a geração, fazendo parte do processo de transformação do mundo como o conhecemos é, talvez, uma das coisas mais importantes e que torna algumas marcas, empresas, negócios e sociedades, perenes

Pensando no valor do repasse do conhecimento que muitos de nós procuramos sempre nos alinhar aos melhores dentro de nossos campos de atuação, o que acaba sendo fator preponderante para uma jornada de sucesso real, quando, do início ao fim, sabemos que os valores foram repassados.

Porém, mais importante que isso, a certeza que eles estão contribuindo para a construção de um mundo melhor.

Quando uma empresa decide escalar seu negócio por meio do processo de franquias, ou quando algum empreendedor decide investir seu tempo, esforço e capital em uma marca, adquirindo uma franquia, não podemos deixar de levar em consideração que uma jornada de trocas de conhecimentos se inicia e ela é fundamental para que a história seja próspera e duradoura para ambos os lados.

Quando isso acontece, podemos levar em consideração alguns pontos:

  • O elo que sedimenta essa relação é o conhecimento;
  • A relação ocorre por uma troca de ambos por meio do processo educativo;
  • Quando uma marca decide fazer seu negócio expandir pelas mãos de outras pessoas é um ato de responsabilidade;
  • Quando se investe em um negócio que já está consolidado, a sede de conhecimento e a vontade de ser assertivo dá continuidade ao legado;

Como consultores, e hoje aliados a parceiros como a Franklin Covey, fornecedora de serviços de treinamento e avaliação de liderança, entendemos que esse momento do aprendizado de negócio é extremamente importante para nós, sendo um ponto-chave, não apenas porque entendemos sua importância, mas também pelo fato da disseminação do conhecimento ser crucial para que o franqueado realmente mergulhe, entenda e leve adiante uma mensagem de negócio e de contribuição social.

Não à toa, recentemente, fomos responsáveis por lançar o movimento Franchising Consciente, juntamente com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil, no qual estamos imbuídos de um propósito maior para os negócios e esses propósitos passam irremediavelmente pela aquisição do conhecimento e ele acontece por meio da educação.

Líderes, gestores e todos que habitam o ecossistema dos negócios devem continuar a buscar metas de sucesso, mas aliar isso ao propósito e à visão de marcas é tarefa que a educação continuada para o setor tem papel fundamental para a longevidade das parcerias entre franqueados e franqueadores.

Método, disciplina e foco continuam a fazer parte da equação, agora atualizadas com valores os quais estamos cada vez mais inseridos como empresa que entende e quer continuar no constante processo de transformação, tão necessário para que o nosso setor prospere e possa deixar como legado às futuras gerações.

Lyana Bittencourt

CEO do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em desenvolvimento, expansão e gestão de redes de franquias e negócios 

RD Station

 

 


Agência VitalCom