Feira de franquias acontece em Brasília, dia 5/05

Feira de franquias acontece em Brasília, dia 5/05

A FranchiseB2B é uma oportunidade para conhecer os modelos de franquias que têm como base a retomada e o crescimento das franquias em 2022

No dia 5 de maio, quinta-feira, será realizada a feira de franquias gratuita FranchiseB2B, em Brasília, no Distrito Federal, no Hotel Royal Tulip, localizado na SHTN, Trecho 1, Conjunto 1B Bloco C, Asa Norte, das 9h às 21h.

Brasília e o mercado local de Franquias

Com 62 anos, a capital federal se desenvolveu rapidamente por causa da sua renda local e da possibilidade de crescimento em setores estratégicos. Muitas empresas apostam na região para levar seus empreendimentos por conta de sua cultura empreendedora.

Brasília tem, segundo o IBGE, uma população estimada de 3 milhões de pessoas, sendo um chamariz para receber novos negócios e para quem busca se tornar um franqueado. Ainda dentro da região Centro-oeste, composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, mais o Distrito Federal, hoje é possível encontrar oportunidades para investir em marcas que atuam nos mais diversos segmentos. 

O Centro Oeste tem inúmeras oportunidades para o empreendedorismo e, em especial, para o mercado de franquias. A economia impulsionada pelo agronegócio e a estabilidade de consumo gerada pelo funcionalismo público no DF, tem atraído muitas redes para abrirem operações franqueadas.

As franquias têm papel importante na retomada econômica do Brasil por ser um setor consolidado e forte para quem deseja empreender. Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o faturamento do mercadopassou de R$ 167,187 bilhões em 2020, para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento de 10,7%. Para 2022 a previsão é um crescimento de 9%.

As unidades franqueadas de Brasília (DF) foram as que tiveram melhor desempenho no Centro-Oeste em 2021, com faturamento de R$ 5,1 bilhões, 12% maior que o do ano anterior e acima da média nacional de 10,7%. 

Com mais de 4 mil franquias que são responsáveis pela geração de mais de 35 mil empregos, os segmentos que mais se destacam na cidade são Alimentação, com 29,5%; Moda, com 15,8%; Saúde, Beleza e Bem-estar, com 14%; Serviços e Outros negócios, com 13,6%; e Serviços Educacionais, com 9,5%. 

Mercado promissor

Uma notícia bem recebida por empreendedores é que o crescimento da economia brasileira deve ser puxado principalmente pelo setor de serviços, com uma alta prevista de 1,8% em 2022. O segmento vai movimentar cerca de R$ 92,8 bilhões a mais, frente ao ano anterior. Trata-se do único setor que já apresenta patamares pré-pandemia, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Apesar de desafiadores, os últimos anos trouxeram muita inovação para o setor, que se reinventou com modelos mais enxutos e compactos, e na grande maioria, no formato home office. E é na feira presencial que está a oportunidade para os novos empreendedores entenderem melhor sobre esse mercado e desta forma decidir onde investir.

Para o CEO da FranchiseB2B, Ricardo Branco, é preciso lembrar que o relacionamento entre investidores e franqueadores não é apenas contratual e empresarial. ”São vínculos complexos que se tornam fundamentais para o início de uma relação de compromisso a longo prazo. É na feira que essa relação essencial para as atividades de franchising é validada”, afirma.   

Como participar da FranchiseB2B

A FranchiseB2B é gratuita, mas para participar é necessário fazer uma inscrição no site, onde, também, o interessado pode ver todas as palestras do dia e as marcas presentes. Desta forma, é possível agendar um horário para conversar com o representante da rede que mais ficou interessado e se inscrever na palestra que desejar.  

Passaporte FranchiseB2B

Quando o visitante chegar à feira irá receber um cartão, com todos os agendamentos feitos para o evento. Quem cumprir todos os compromissos vai concorrer a uma bolsa, de 50% ou 100%, para um MBA em Gestão de Franquias na Trevisan Escola de Negócios.

O sorteio será realizado no final da feira, ao vivo, pelo instagram @FranchiseB2B.

O curso de MBA visa capacitar profissionais em uma perspectiva integrada para aumentar o aproveitamento das oportunidades de crescimento e desenvolvimento, com conceitos de mercado e finanças, planejamento estratégico e expansão, construção de processos e tecnologia, somado à fundamentos jurídicos, análise de dados, gestão de pessoas, liderança e inovação. 

Palestras com nomes importantes do franchising

A FranchiseB2B levará conhecimento sobre empreendedorismo por meio do projeto Aprender para empreender, em que vários nomes relevantes do mercado de franquias compartilham as suas experiências sobre o setor.

 “A nossa intenção com as palestras é levar mais conhecimento aos participantes, para que eles saibam como funciona o mercado e tenham certeza no que eles vão investir”, finaliza Ricardo.

Na edição de Brasília, os palestrantes serão Thiago Samuel, gestor em Franchising e Empreendedorismo, com os temas Por que não transformar o seu negócio em Franquia? e Como escolher a franquia ideal; Ricardo Branco, CEO da FranchiseB2B, falando sobre O que é preciso saber para empreender; Claudia Vobeto, CEO da Majô Beauty Club e diretora regional da ABF, que falará sobre Os melhores segmentos no Franchising; Henrique Mol, CEO da holding Encontre Sua Franquia, com o tema O Franchising para 2022; Fernando Ribeiro, diretor do Grupo Sal e Brasa, que vai falar sobre O que esperar da Franquia?; e Adriano Croce, CEO da Bioflora, mostrando o Marketing na Era Digital.

RD Station

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias