Ele vendia pães aos 12 anos e hoje é franqueado

Ele vendia pães aos 12 anos e hoje é franqueado

Franquias sem ciladas

Tiago Araújo começou a trabalhar cedo e, anos depois, se tornou franqueado da iGUi em Brasília e diz que “a melhor chance é o agora”

O paulistano Tiago Araújo teve sua vida transformada em outubro de 2020, quando se tornou franqueado da iGUi, rede fabricante e comercializadora de piscinas. Aos 8 anos foi morar com a família na região rural da cidade Cedral, na região de Rio Preto, interior paulista.

Aos 12 anos, ele começou a trabalhar, como vendedor de pães. “Eu pensava ‘o que dá dinheiro é ser executivo’, embora eu não soubesse exatamente o que faziam. Mas estudei para entender qual era isso exatamente”, conta.

Nutrindo seu sonho, trabalhou em diferentes empresas como ajudante geral, até entrar na mesma função na área fiscal em um escritório contábil aos 19 anos, dedicando-se nos estudos. “Eu fiz cursos para ter alguma formação, afinal, todas as empresas, como a iGUi, valorizavam as competências de um funcionário”, comenta Tiago.

Já tendo concluído diversos cursos nas áreas administrativa e financeira, após ser indicado por um amigo, Araújo enviou seu currículo e foi contratado pela iGUi em 2011, como assistente geral. “Desde sempre eu me propus a estudar muito. Quando cheguei na iGUi, aos 22 anos, eu já tinha cursos de Contabilidade, Administrativo, Financeiro, Contas a Pagar, entre outros. Ou seja, eu estava esperando uma chance como essa”, afirma Araújo.

Sete meses depois, o jovem colaborador já estava na área financeira da franqueadora, onde permaneceu por cinco anos. Mas o CEO da iGUi, Filipe Sisson, enxergou um potencial em Tiago que ele sequer imaginava ter. “Você é um executivo de expansão e eu vou te provar”, disse o executivo ao colaborador na época.

E assim, mergulhando um pouco mais fundo na rede de piscinas, Araújo assumiu a função e foi bem-sucedido. O sonho de ser executivo se realizava e junto com ele, novas portas e ideais se abriam. Pouco tempo depois, aspirava sonhos mais profundos, visando a ser um empresário.

Repasse, Brasília e franquia por opção

Hoje, aos 31 anos, graduado em Administração de Empresas, Tiago é franqueado iGUi em Brasília desde outubro do ano passado. A loja foi adquirida em repasse por escolha própria.

“Eu sabia que a franquia que eu vim assumir tinha um excelente retrospecto. Era um repasse, onde o franqueado anterior não estava saindo por questões de mercado como falta de resultados, mas simplesmente porque se cansou após mais de uma década no ramo. Sem contar que repasses de franquia podem ser uma excelente opção, afinal, se a marca está repassando significa que acredita no negócio, logo pode ser uma grande oportunidade”, ressalta Araújo.

A unidade de Brasília, existente desde 2008, surgiu como uma grande oportunidade para o empreendedor. Segundo ele, além do excelente retrospecto, a franquia está localizada em uma região estratégica para o negócio: “Eu já conhecia Brasília, havia vindo para uma feira de franquias e, nisso, juntou tudo: uma grande chance, uma grande capital, alto IDH e uma das melhores rendas per capita do País. No geral, uma grande cidade para se viver e construir uma vida. Tem qualidade de vida de cidade do interior ou até melhor”, fala Tiago.

Atualmente, o novo franqueado iGUi conta com cinco colaboradores, já está contratando mais um vendedor e nos próximos meses deverá ampliar a equipe. “Já tenho parceiros que contribuem para minha loja e ela é tudo o que eu esperava sobre o que é uma vida empresarial. Todos os sentimentos que vim atrás, encontrei. Já tenho uma equipe bacana, uma gerente de loja, já estou contratando vendedores, logo, a unidade está conseguindo cumprir o seu papel perante a sociedade brasiliense, que é devolver um pouco daquilo que ela nos dá: bons clientes”, avalia.

Mergulhando ainda mais fundo na iGUi, Araújo conta que empreender por meio de uma franquia também foi sua escolha. “Eu já tinha essa noção antes de ser empresário, mas hoje eu não me tornaria se não fosse uma franquia. Eu tenho muito suporte de todos os lados. O fato de você ter um problema e ter para quem ligar, faz toda a diferença entre você fechar uma venda ou perder um cliente”, assegura.

Ainda, segundo o franqueado, seus funcionários foram treinados virtualmente devido à Covid-19 com toda eficácia pela UniGUi, a universidade corporativa criada pela franqueadora em 2019. “Eles estão muito bem orientados. É nessa hora que você vê a importância de ter uma franquia do que investir sozinho”, complementa.

“A melhor chance é o agora”

Araújo revela que há cerca de cinco anos já nutria o desejo de empreender, mas a espera por um momento econômico mais propício do País o levava sempre a adiar a concretização do sonho.

“Durante alguns anos da minha vida, eu sempre esperei uma melhor situação do País, uma virada política, econômica, Copa do Mundo, Olimpíadas. E a grande verdade é que ano após ano, desde que eu me lembro, o País tem uma pequena crise aqui e uma parada acolá. Ficamos sempre postergando esses desejos e ao mesmo tempo deixando morrer os sonhos”, observa.

O empreendedor, que adquiriu seu negócio em plena pandemia, ressalta: “Vivemos esperando a melhor chance e a mensagem que eu posso passar é que a melhor chance é o agora”, afirma Tiago.

Para Tiago, transformação é a palavra de ordem. “No fim, o quanto queremos, acreditamos e lutamos é o que determina o sucesso do negócio, não só o estado econômico. Podemos nos reinventar e acredito que é na dificuldade que crescemos”, finaliza.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias