Morgana Rohden, franqueada da Energy Brasil, adquiriu a franquia para ajudar no orçamento familiar e já fatura mais de 6 dígitos
Há seis anos, quando Morgana Rohden teve a primeira filha, largou a profissão no ramo culinário para cuidar do bebê. Em 2020 descobriu que estava grávida de um menino, mas, desta vez, precisaria ajudar no orçamento familiar.
Foi assim que Morgana se tornou franqueada da Energy Brasil, rede de energia solar, na cidade de Braço Norte, interior de Santa Catarina. “Ser mãe é maravilhoso, mas não é a única coisa que eu posso ser como mulher”, conta.
Além do desafio em si, de migrar para um ramo no qual ela conhecia pouco, teve a pandemia. “Foi um início difícil. Para conciliar maternidade com a gestão de uma empresa recém-criada, enfrentando os desafios da pandemia, foi preciso muita força”, relembra.
Com o apoio do marido, Morgana percebeu que, em plena pandemia, a única maneira de fazer o negócio dar certo era se tornar uma especialista no segmento. E foi atrás de estudo e informações. “Era também a hora de voltar ao mercado. Decidi batalhar por meus sonhos, pensando em ter, também, um objetivo profissional”, relata.
Com as restrições para a abertura de comércios devido à pandemia, Morgana teve que começar a empreender de casa. Mesmo assim, com muita dedicação e empenho, ela conseguiu se superar. Hoje, cerca de um ano após o início dos trabalhos, sua franquia faturou mais de R$ 1 milhão entre kits de instalação de energia solar e mão de obra.
“Foi um grande salto, e vamos continuar com essa energia”, ressalta.
Hoje, a equipe de Morgana, que há um ano era praticamente só ela, é formada por duas funcionárias. “Ser mãe é algo que nos fortalece. Quando temos um filho, nos sentimos capazes de fazer tudo, enfrentamos qualquer coisa com unhas e dentes, tudo por eles”, finaliza.
Para adquirir uma franquia da Energy Brasil, o investimento é a partir de 30 mil, o prazo de retorno é entre 6 e 12 meses, dependendo do modelo escolhido.
Franquia Home
Taxa de Franquia: R$ 30 mil (à vista)
Royalties sobre faturamento: 2,36% ao mês
Marketing: R$ 99 mensais
Software de gestão: R$ 99,00 mensais
Lucro líquido mensal: 20% do faturamento
Retorno do investimento: 6 meses
Store in Store
Taxa de franquia: R$ 40 mil (à vista)
Adequação do ponto: em média, R$ 10 mil
Capital de giro: em média, R$ 5 mil
Royalties sobre faturamento: 2,36% ao mês
Marketing: R$ 150 mensais
Software de gestão: R$ 150 mensais
Lucro líquido mensal: 20% do faturamento
Retorno do investimento: entre 6 e 8 meses
Store
Taxa de Franquia (para cidades com até 200 mil habitantes): R$ 50 mil (à vista)
Taxa de Franquia (para cidades acima de 200 mil habitantes): R$ 60 mil (à vista)
Adequação do ponto: em média, R$ 25 mil
Capital de giro: em média, R$ 10 mil
Royalties sobre faturamento: 2,36% ao mês
Marketing: R$ 250 mensais
Software de gestão: R$ 250 mensais
Lucro líquido mensal: 20% do faturamento
Retorno do investimento: entre 8 e 12 meses
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias