Consultor se torna franqueado da rede na qual trabalha

Consultor se torna franqueado da rede na qual trabalha

Franquias sem ciladas

Após sete anos auxiliando a marca com treinamentos e consultorias, o novo franqueado da Divino Fogão aproveitou uma oportunidade única

Temos visto muitas histórias de pessoas que de funcionários passaram a donos de unidades de franquias ou de franqueadoras, bem como profissionais dos mais diversos setores encontrando espaço no franchising para ter seus próprios negócios, como são os casos de Dhábila Montovani, franquaeada da Além do Olhar; Rogério Silva, CEO do CEBRAC e Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas; e da ex-auxiliar de limpeza Lorrayne Ferreira de Queiroz, que abriu uma rede de tapiocas.

Com o sonho de empreender muito vívido, Leonardo Reigota, natural de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, passou a ter mais contato com o segmento de franquia ao integrar a equipe de treinamento de campo da Divino Fogão, rede de alimentação de comida de fazenda.

Durante sete anos prestou consultoria e treinamentos para franqueados da marca e viajou para todos os estados do Brasil. E foi durante a pandemia, quando precisou dar uma pausa nas viagens, que decidiu explorar mais o lado empreendedor e investir no primeiro negócio. Conhecedor de todos os processos da Divino Fogão, a surpresa veio com a chance de assumir a unidade da marca em sua cidade natal.

“Sempre foi um sonho ter um negócio para chamar de meu. Quando surgiu a oportunidade de ter uma franquia tão tradicional como a Divino Fogão, não pensei duas vezes”, comenta Leonardo.

A unidade de São José do Rio Preto (SP) está aberta no Rio Preto Shopping há oito anos e, após o antigo franqueado demonstrar interesse em fazer um repasse, Reigota passou a administrá-la como sócio operador e implantou novas melhorias para o restaurante, como o delivery, que se tornou um diferencial em tempos de pandemia. A unidade reabriu no início de dezembro após reformas para atualização de layout.

“Hoje posso dizer que sou duas vezes Divino Fogão. A experiência está sendo enriquecedora para mim e, diferente da visão de consultor, estou lidando com situações rotineiras de um franqueado. Fizemos uma inauguração discreta, somente para iniciar a operação e minha expectativa está sendo a melhor possível, já que se trata de uma marca conhecida e bem aceita na praça de alimentação do shopping center”, finaliza Leonardo.

Investimento inicial: R$ 700 mil
Faturamento bruto: R$ 190 mil
Lucro líquido: em torno de 15% a 18%
Prazo de retorno: 36 meses
Taxa de franquia:
R$ 80 mil
Capital de giro: R$ 50 mil
Royalties: 4% sobre o faturamento mensal
Taxa de publicidade: 1%
Telefone: (11) 3811-1560

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias