Franquia focada em sono e relaxamento implementou modelo delivery em apenas uma semana e, mesmo durante a crise, segue avaliando sua expansão
Impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, a crise se estabeleceu no País e pegou vários empresários de surpresa. Mas na contramão deste cenário, a I wanna sleep, retail tech (startup de inovação no varejo) focada em sono e relaxamento, acelerou seu processo de digitalização e levou suas lojas para o ambiente online, um conceito inédito para a marca que foi fundamental para recuperar seu faturamento em 100% mesmo ainda com a pandemia.
“Antes da pandemia só realizávamos atendimento em nossas lojas físicas. A gente já pensava em ir para o ambiente digital, mas não havíamos estruturado ainda como seria isso. Em uma semana fizemos a virada de chave, de modo que cada franqueado passou a atender online, em um formato parecido como o de um delivery”, explica o fundador da marca, Rafael Moura.
Segundo dados do levantamento realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), apesar do início de recuperação do setor, no último trimestre quase metade das franquias do País registrou queda de mais de 25% no faturamento e, ainda, um número significativo de empresas tiveram que fechar as portas. O ritmo de expansão de unidades também foi reduzido.
Mas, devido ao investimento na tecnologia, a rede passa por uma situação atípica no mercado. “Não fechamos nenhuma unidade até hoje, pelo contrário, mesmo durante a crise estamos avaliando nossa expansão. Neste mês entramos no estado do Mato Grosso do Sul e prevemos abrir outras seis lojas ainda esse ano”, revela Moura.
Entre os produtos disponíveis no e-commerce estão colchões, travesseiros, pijamas, chinelos massageadores, águas aromatizadas que induzem ao sono e chás e de acordo com Rafael os mais procurados neste momento estão colchões (que representa 80% das vendas), travesseiros e pijamas.
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias