Especialista em Marketing Digital afirma que o empreendedor deve começar pelo básico, como entender o cliente e sua jornada de compra
Gradualmente, diversos setores da economia brasileira voltam aos trilhos, como no caso do setor de Franquias, especificamente. A ABF (Associação Brasileira de Franchinsing) mostra essa tendência em seu balanço anual, com dados sobre o faturamento de mais de R$ 185 bilhões em 2021, apontando 10,7% de crescimento sobre 2020.
Para o empreendedor, cujos olhos brilham diante destes números, fazendo com que projete se tornar franqueado, é imprescindível montar uma boa estratégia de marketing e vendas para que o negócio não corra riscos logo no começo, assim como tantos outros, como alerta o especialista em Marketing Digital para empresas, cofundador da RD Station e autor do livro Máquina de Aquisição de Clientes, André Siqueira.
Ele ressalta que algumas peculiaridades de um negócio franqueado devem ser entendidas por quem deseja começar essa empreitada.
“O futuro empreendedor deve entender que ali já existe um negócio estabelecido e precisa ser respeitado. Uma rede de franquias pressupõe padronização, bem como limites e territórios, sendo assim, é mais que necessário trabalhar com processo e regras claras para que não se quebre o valor da padronização ou se deteriore o poder da marca”, diz André.
Se por um lado, há uma série de limitações, já que o negócio já tem um projeto montado, por outro lado, de acordo com Siqueira, o investimento e o histórico da empresa franqueadora só tendem a ajustar o projeto de Marketing Digital de seu negócio, tornando-o mais célere.
Para isso, alguns passos precisam ser dados, trazendo ainda uma boa base de clientes. “Em uma rede de franquias nunca se começa do zero e fica bem mais fácil acelerar o ciclo de aquisição de clientes”, afirma Siqueira.
Desta forma, o especialista indica alguns passos que, se seguidos pelo empreendedor, ajudarão na estruturação do Marketing Digital de sua franquia.
Garanta que o produto é bom e consegue solucionar, de fato, um problema ou desejo do cliente
Fazer isso parece fácil, mas não é, garante o cofundador da RD Station. Segundo o André Siqueira, o melhor indicador que a empresa tem de que fez algo relevante é a alta retenção, ou seja, o cliente continuar voltando e comprando.
Para calcular com eficiência e rapidez essa retenção, ele recomenda avaliar indicadores intermediários como Net Promoter Score (NPS), que mede a fidelidade do cliente ao produto.
Entenda com clareza quem é o cliente e como ele compra
É por meio desses conhecimentos (da buyer persona e da jornada do cliente) que será possível determinar o conteúdo e tom de sua estratégia de marketing, assim como os canais de aquisição e de relacionamento, o tipo de benefício do produto a ser destacado na comunicação, entre outros aspectos.
Encontre um posicionamento ideal da marca
Posição única no mercado, com motivo claro para o cliente preferir seu produto aos outros, ou seja, trata-se do que o cliente sente quando ouve falar o nome da empresa e resulta, não de mera definição da empresa sobre si mesma, no entanto, da prática, da experiência do consumidor em todos os pontos de contato com a companhia.
“A empresa ter uma boa compreensão do seu diferencial, das razões que levam a ser escolhida no lugar da concorrente, ajuda a definir os argumentos-chaves do conteúdo de marketing e passar mais verdade no conteúdo”, explica Siqueira.
Conheça a matemática do produto
Quanto custa adquirir um cliente, quais os custos operacionais, qual a margem e o retorno esperados em cada transação? Essas contas são fundamentais para garantir o processo de aquisição de clientes, por estratégias de marketing.
“Não se trata apenas de obter o máximo de número de clientes, mas de consegui-los em um contexto financeiro adequado”, atesta André.
A boa notícia para quem deseja abrir uma franquia, com medo de errar nos primeiros passos, é que muitas vezes boa parte desse trabalho já foi realizada pela franqueadora.
“Assim, normalmente, tudo que o franqueado precisa fazer são pequenas adaptações e aprofundamentos locais”, orienta o especialista.
Contudo, apesar da facilidade, o franqueado deve tomar alguns cuidados antes de entrar no negócio para evitar decepções. Siqueira alerta para a necessidade de o empreendedor entender com muita clareza como a franqueadora enxerga o marketing, quais regras e limites são aplicados a cada franqueado, como são feitos os investimentos e em quais canais, por exemplo.
“Só assim o franqueado conseguirá saber o quanto e se suas crenças e entendimento de marketing se conectam com a visão da franqueadora”, explica
Para Siqueira, o mais atrativo para o empreendedor que deseja abrir uma franquia é que ele consiga um equilíbrio entre a estrutura concedida pela franqueadora e suas ideias.
“Aproveitará, assim, a marca consolidada, mas não ficará travado, tendo alguma flexibilidade para conseguir ajustar à sua realidade”, conclui.
Aproveite e saiba mais sobre o livro
Máquina de aquisição de clientes: práticas modernas para gerar crescimento explosivo e alavancar o seu negócio com alta performance em marketing e vendas.
Autor: André Siqueira
Páginas: 256
Preço de capa: R$54,90
Preço eBook: R$ 38,40
ISBN: 978-65-5544-114-7
Formato: 16×23
Lançamento: agosto de 2021
Selo: Gente
Gênero: Negócios / Marketing digital / Vendas
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Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias