Rede de estética aposta na acessibilidade para crescer

Rede de estética aposta na acessibilidade para crescer

CEO da marca conta que a Brasileiríssima nasceu da necessidade em oferecer tratamentos estéticos de alta qualidade também para mulheres de baixa renda

Segundo dados do estudo da Tendências Consultoria, empresa de soluções em economia e finanças, 50,7% dos domicílios no Brasil fazem parte das chamadas classes D e E, que possuem renda mensal de até R$ 2,9 mil.

Os dois últimos anos fizeram este número crescer e muitas pessoas, sem emprego ou com redução de salário, tiveram que fazer cortes de gastos para sobreviver. E isso conta os cuidados pessoais.

Cuidados acessíveis

Esta foi a lacuna encontrada pela enfermeira pós-graduada em Estética, Danielle Acampora, 37, para fundar a Brasileiríssima, rede de franquias de estética. Após ser demitida em 2021 de uma multinacional onde trabalhava, ela percebeu que empreender seria o melhor caminho.

“Depois que fui demitida, avaliei que o esforço para procurar em emprego ou empreender seria o mesmo, então decidi sonhar grande”, conta Danielle

A empresária chegou, ainda em 2020, que as clínicas não atendem aos apelos e reais anseios da mulher brasileira no quesito estética e na precificação, já que para serviços de alta qualidade os valores não atendem boa parte da população.

“Geralmente, as empresas têm uma visão muito norte-americana e europeia de beleza, inclusive em suas estratégias de marketing. Por isso, após muito estudo, decidi criar algo que desse acesso ao tratamento estético para as classes de baixa renda no país. Não havia uma clínica que oferece atendimento classe A e com acessibilidade à maioria do povo brasileiro. Ou a clínica era cara, ou no atendimento não havia excelência e segurança dos procedimentos”, afirma a CEO da Brasileiríssima.

 E foi disso que Danielle achou o nome de sua marca. “Pensamos em uma clínica que fosse acessível às mulheres brasileiras, buscando na essência de nossa proposta um nome que valorizasse a beleza da mulher brasileira. E este nome veio como um presente, já que nem registrado estava”, confessa a executiva.

Formação como enfermeira com impacto no atendimento

Questionar-se sobre como e o porquê uma enfermeira poderia contribuir em uma clínica de estética pode gerar dúvida razoável na cabeça de muitas pessoas, mas Danielle mostra como os dos negócios se conectam e favorecem um atendimento de primeira linha.  

“Nossa primeira clínica foi desenhada, desde o início, para ser teste ideal e estratégico de uma clínica modelo, com a preocupação maior em oferecer excelência no atendimento e com cuidado que só uma enfermeira pode dar para o negócio”, afirma Acampora.

Entrada para o franchising

Em 2021, a Brasileiríssima inaugurou sua primeira unidade, com o apoio da consultoria de negócios Empresa Júnior, da FGV (Fundação Getulio Vargas) do Rio de Janeiro (RJ).

” A FGV Júnior foi fundamental para validar nosso modelo de negócio e apresentar um mapa do caminho para os primeiros dois anos do empreendimento. Esse apoio foi essencial para o sucesso da nossa primeira unidade, em Água Claras, um dos locais mais competitivos de Brasília (DF). Sabíamos que se desse certo neste local, teríamos uma operação lucrativo em qualquer lugar do País”, ressalta Danielle.

Expansão por franquias

Com duas unidades em operação, sendo uma própria, e quatro em implementação, o projeto já foi elaborado desde o começo para ser franquia.

“Acredito, que o modelo de franquia possibilita um crescimento mais vigoroso, por possibilitar ter parceiros franqueados com a mesma vibração e energia que temos para avançar e conquistar o mercado. Nosso negócio que tem como diferencial a excelência no atendimento e exige uma proximidade que só o modelo de franquia pode ofertar”, afirma a CEO.

Para 2022, Danielle prevê a abertura de mais 10 unidades. “Desenhamos um plano de expansão bem robusto. Nosso plano de expansão, além de unidades, inclui a oferta de várias inovações, como a nossa recém-lançada plataforma de e-commerce, nossa linha de cosméticos Brasileiríssima e um exclusivo plano de assinatura”, revela.

Perfil do franqueado e investimento

Uma das exigências da rede é que os candidatos a franqueados tenham formação na área da Saúde, com conhecimento em Estética.

“Precisa estar presente na unidade. Queremos franqueados que gostem de falar com as clientes e viver a beleza que é cuidar das pessoas. Queremos dar oportunidade para recém-formados e profissionais que já estão atuando no mercado, mas que precisem de uma oportunidade para iniciar seu negócio”, aponta Danielle.

Com três formatos o investimento está entre R$115 mil e R$ 215 mil, faturamento médio de R$ 20 mil e payback de 14 a 28 meses.

Investimento:  Smart/Brasília, R$ 115 mil; Gold/Carioca, R$ 150 mil; e Titanium/Amazonas, R$ 215 mil
Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
Percentual médio de lucro: 7%
Prazo de retorno: de 14 e 28 meses
Taxa de franquia: Smart/Brasília, R$ 35 mil; Gold/Carioca, R$ 45 mil; e Titanium/Amazonas, R$ 55 mil
Capital de giro: entre R$ 30 mil e R$ 50 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento.
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento.
Contatos: expansao@brssima.com.br

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Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias

 


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias