A geração Z define novos padrões de consumo por isso, as marcas devem apostar em autenticidade, tecnologia e igualdade social
Conhecidos como geração Z ou Zoomers, os nascidos entre 1997 e 2012 já representam uma parcela significativa de consumidores. Segundo levantamento da Euromonitor, em 2030, eles já serão a maioria entre os consumidores no mercado. A primeira geração de nativos digitais desconhece um mundo sem internet com características individuais às quais as marcas devem estar atentas.
Além disso, o estudo aponta que, para atrair a atenção dos jovens na faixa etária de 11 a 24 anos, o varejo deve apostar na tecnologia, autenticidade e igualdade social.
“Essa geração busca marcas que deem valor ao indivíduo e que tenham propósitos. Os gen Z tendem a ser mais engajados e socialmente preocupados com questões de sustentabilidade”, revela o diretor de marketing da Loja Integrada, Gustavo Ruchaud.
O especialista da plataforma para criação de lojas virtuais traz três dicas que ajudam a entender a geração Z e a planejar estratégias voltadas a esse público.
Compras seguras e com conveniência
Para Ruchaud, o novo perfil de consumidores da geração Z busca segurança e conveniência no momento da compra. Por isso, é cada vez mais comum esses jovens realizarem pagamentos móveis, por meio de aplicativos e carteiras eletrônicas, e buscarem vantagens que ajudem na decisão da compra.
“Varejistas virtuais devem apostar em experiências únicas para esses clientes, como descontos exclusivos e opções de pagamento mais flexíveis”, diz o especialista.
Omnichannel nas vendas
Considerada a primeira geração a nascer no mundo digital, a gen Z tem como uma das principais características estar conectada, mas, também, não abre mão de experiências físicas ao realizar compras. Com essa habilidade, eles esperam que as marcas também atuem como nativos digitais.
“A geração Z está conectada não só no ambiente digital, como redes sociais e sites, mas também as experiências do mundo físico. Integrar os canais de comunicação e ser cada vez mais omnichannel são estratégias para mirar e despertar a atenção desse consumidor”, sugere Ruchaud.
Responsabilidade Social
Igualdade, diversidade, sustentabilidade e inclusão social são algumas das preocupações e expectativas da geração Z ao comprar um produto ou serviço. A Gen Z está disposta, inclusive, a pagar mais caro por itens ecofriendly e sustentáveis.
“Mais do que nunca, os varejistas devem ter um olhar atento e demonstrar compromisso com as questões sociais, não apenas para engajar esse público jovem, mas para aprimorar a experiência dos consumidores com a marca e firmar sua responsabilidade social”, finaliza o executivo.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias