O fator determinante é elaborar um plano financeiramente viável, pois é preciso estrutura para que o negócio seja vendável
É perceptível o quanto o mercado de franquias está crescendo cada vez mais no País. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segundo trimestre de 2021 registrou aumento de 3,9% na abertura de novos negócios.
Já com relação ao faturamento do terceiro trimestre de 2021, o setor apontou crescimento de 8% em comparação com o mesmo período de 2020. De julho a setembro do mesmo ano, as franquias faturaram aproximadamente R$ 47,3 bilhões.
Sendo assim, existem muitas técnicas para abrir uma empresa nesse formato e, principalmente, para fazer com que elas se destaquem no mercado. Para isso, é necessário traçar um bom plano de expansão, principalmente para os empreendedores que querem levá-las para outras praças.
O fator determinante é elaborar um plano financeiramente viável, porque por mais que a expansão da rede ocorra a partir do investimento externo dos franqueados, é preciso estrutura para que o negócio seja ‘vendável’.
O segundo passo é entender e estudar quais são os fatores jurídicos necessários para que se possa expandir a franquia. Os direitos e deveres tanto do franqueador como do franqueado precisam ser bem delimitados e regulamentados por instrumentos jurídicos obrigatórios.
Hoje existem três principais pilares: a COF (Circular de Oferta de Franquia), o pré-contrato e o contrato de franquia. Para que eles estejam alinhados e formalizados corretamente, não deixe de contar com profissionais adequados para essas burocracias.
Outra parte essencial do processo de expansão é capacitar novos franqueados. Oferecer programas de treinamento faz com que os operadores entendam o método necessário para que a gestão de cada unidade seja feita de forma adequada. E nada melhor do que facilitar esse processo oferecendo soluções que já são vistas no mercado, como e-books, por exemplo.
Além disso, é imprescindível que o empreendedor os incentive diariamente a estudar sobre seus mercados de atuação, afinal, campanhas assertivas são essenciais para crescimento e expansão.
Por fim, acredito que assim como em qualquer negócio é preciso buscar maneiras de automatizar processos e otimizar o tempo. Mantenha uma equipe adequada e que esteja apta para a quantidade de trabalho, ofereça ferramentas que sejam fáceis de mexer e, principalmente, que auxiliem no dia a dia de cada um.
Conte também com fornecedores que entendam suas necessidades, aposte naqueles que estão por perto e que fazem a diferença. Tenho certeza que ao seguir todas essas dicas, o sucesso e seu plano de expansão será garantido. O caminho não é fácil, mas com muita dedicação e estudo, conseguirá bons resultados.
Renato Alves
Diretor de Expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.