Franchising aquece retomada da economia fluminense

Franchising aquece retomada da economia fluminense

O setor de franquias faturou mais de R$ 4,6 bilhões no 3º trimestre de 2021 no Rio de Janeiro, com variação positiva de 11,7%

O Rio de Janeiro, como um todo, está na mira do franchising. Com o avanço da imunização e a retomada do turismo, o estado está atraindo o investimento em novas unidades de franquias de diversos setores.

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que de julho a setembro do ano passado, o faturamento do setor apresentou variação positiva de 11,7% em comparação com igual período de 2020 e superou em 0,4% os números pré-pandemia do 3° trimestre de 2019, totalizando mais de R$4,6 bilhões em faturamento.

De café com atendimento digitalizado à spa delivery, o estado se tornou um destino estratégico para a expansão de redes já consolidadas pelo Brasil, com destaque às franquias de Alimentação Food Service (22,3%), Serviços e Outros Negócios (19,9%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (15,2%).

Redes em expansão pelo RJ

A SPA Express, franquia de saúde, beleza e bem-estar em domicílio, começou a operar na Barra da Tijuca, em novembro. A inauguração faz parte do plano de crescimento da marca, que conta com 44 operações e teve faturamento de R$ 5 milhões em 2021. 

Também com foco em saúde e bem-estar, a Emagrecentro, rede de emagrecimento e estética corporal, chegou Teresópolis, no interior do estado, e alcançou a marca de 250 operações em 2021. 

Por sua vez, a rede especializada em higienização e impermeabilização de estofados, Sofá Novo de Novo, possui mais de 60 unidades comercializadas, sendo três delas no estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, Ilha do Governador e Rio de Janeiro.

A Park Education, rede de educação bilíngue, criatividade e soft skills, abriu duas operações no último trimestre de 2021, sendo uma na Barra da Tijuca e outra no Recreio dos Bandeirantes. Até o primeiro semestre de 2022, a marca prevê mais duas unidades na capital do estado, nos bairros Vila Isabel e Tijuca. 

A rede especializada em colchões e sofás, Anjos Colchões & Sofás, acredita no potencial de mercado do estado. A franquia, que já conta com mais de 163 unidades pelo Brasil, vai inaugurar a quarta operação na capital.

A Mr. Fit, rede de fast food de alimentação saudável, também aumentou sua presença no Rio de Janeiro ao abrir duas lojas nos municípios de São João de Meriti e Maricá, nos meses de agosto e setembro, respectivamente. 

Presente em diversas regiões brasileiras, a Mais1 Café, rede de cafés especiais, chegou a sua 12ª unidade no estado, desta vez, no município de Volta Redonda e nos bairros de Copacabana e Barra da Tijuca, na capital. 

Outra rede que mira o solo fluminense é a Doctor Feet, especializada em serviços de podologia, manicure e venda de produtos médicos, ortopédicos, bem-estar e saúde, que recentemente inaugurou sua primeira loja em Niterói e a segunda no estado. O ponto focal de sua expansão é na praça carioca, onde já tem uma unidade no bairro do Botafogo e pretende abrir mais 10 até o fim deste ano. 

Por fim, a Lavô, rede de lavanderia self-service, inaugurou uma unidade na cidade de Macaé e outra em Paraty, de olho no mercado local e turístico, mas enxerga oportunidades de crescimento em todo estado. Atualmente, o Rio de Janeiro se tornou um mercado estratégico para a franquia que prevê encerrar 2022 com 750 unidades vendidas.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias