Franquia é opção para quem está desempregado

Franquia é opção para quem está desempregado?

Sim! O franchising foi e está sendo um grande impulsionador para novos negócios, em especial, com as franquias home based e microfranquias

Antes da pandemia, o número de pessoas desempregadas já era alto. Já após a crise sanitária que atingiu o País, a parcela daqueles que estão sem trabalho há muito tempo no Brasil aumentou de forma significativa.

Esses são popularmente chamados de desempregados de longa duração. Segundo a consultoria IDados, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção dos que procuram emprego há mais de dois anos subiu de 23,9% no primeiro trimestre de 2020, para 26,1% no segundo trimestre de 2021.

Esse aumento foi ainda maior para quem está desempregado por um período entre um e dois anos: passando de 6,7% para 15,1%.

Esses números são preocupantes, visto que quanto mais tempo uma pessoa fica fora do mercado de trabalho, maiores são as chances de uma desatualização e perda de habilidades, causando impactos negativos e maior concorrência aos que estão procurando uma oportunidade.

Diante desse cenário, as franquias começaram a surgir como uma opção de renda. As conhecidas redes home based, cujas operações não exigem que o franqueado tenha uma loja ou escritório, permitindo que se trabalhe em casa, por exemplo, estão entre as que mais cresceram na pandemia. Isso porque elas garantem mais comodidade e uma maior flexibilidade quanto a horários e tarefas, características que passaram a ser levadas em consideração após a crise sanitária.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), em 2020 esse segmento respondia por 7,1% do total de franquias no país e em 2021 passou a representar 10,3%.

As microfranquias também tiveram uma ótima aceitação, pois são conhecidas por terem investimentos iniciais que não ultrapassam R$ 105 mil e são mais fáceis de investir. Comprova-se então que esse setor foi e está sendo um grande impulsionador para novos negócios, afinal, empreender sozinho e do zero é uma tarefa fácil.

Acredito que seguir nesse caminho continuará sendo uma boa opção para quem não quer ficar fora do mercado e, principalmente, para aqueles que buscam se especializar e aprender cada vez mais.

O passo agora é buscar por segmentos que estejam em alta, porque existem muitas categorias, desde alimentos até moda. Lembre-se, é necessário persistir para se conquistar grandes saltos e por mais difícil que pareça ser, no final, a pandemia fez com que as pessoas utilizassem da sua criatividade, persistência e determinação para continuar empreendendo.

Renato Alves

Diretor de expansão da Bicalho Consultoria Legal, empresa especializada em migração, internacionalização de negócios e franquias.

 


 

Agência VitalCom