Franquias de café são ótimas opções de investimento

Franquias de café são ótimas opções de investimento

Investir em uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros pode ser a chance de um recomeço para os empreendedores

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias demonstrou uma recuperação no segundo trimestre de 2021.

O estudo revelou o comparativo de 2019, no qual o faturamento foi de R$43,122 bilhões, passando para R$27,720 em 2020 e chegando a R$41,140 bilhões de abril a julho deste ano. A variação total nos últimos dois anos foi de -35,7%, subindo para +48,4% em 2021.

A luz no fim do túnel para a economia apareceu com o avanço da imunização e a diminuição das medidas de distanciamento social, que facilitam a abertura dos serviços não essenciais em horários mais flexíveis. O outro fator importante está ligado aos meios de compra online, delivery e a confiança que o consumidor passou a ter nas empresas.

E mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, um exemplo de investimento que manteve os pés no chão é o de franquias de cafeteria. Segundo a ABF, este setor faturou quase R$42 bilhões entre o terceiro trimestre de 2019 e o de 2020, mesmo sofrendo uma queda de 12,1%.

“A dinâmica das lojas é composta por inúmeras possibilidades. Algumas apostam em espaços que valorizam a estética e a proposta do negócio, enquanto outras focam em um cardápio diversificado, priorizando a harmonia de sabores”, explica o fundador da rede de cafés especiais, Sterna Café, Deiverson Migliatti.

Quem pretende investir no ramo da bebida mais amada pelos brasileiros deve abusar da criatividade. “Quem deseja abrir uma franquia de cafés especiais, por exemplo, precisa estar atento em todo o processo da bebida, desde o cultivo até a sua apresentação”, aponta o empresário.

A principal dica, no entanto, é dar apoio total aos franqueados e garantir que estejam sendo retribuídos mesmo em momentos de crise. “A assistência faz parte do negócio, e o suporte deve ir desde as indicações de arquitetos até o relacionamento com os fornecedores para que os franqueados possam se sentir tranquilos mesmo em momentos conturbados e desconhecidos”, finaliza Deiverson.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias