A possibilidade de unir o sonho de morar fora, com o empreendedorismo, tem estimulado o franchising brasileiro em outras nações
São diversos os motivos que levam ao sonho de morar fora do País, mas as dificuldades esbarram, na maioria das vezes, na questão financeira. Além dos custos altos que se somam entre passagens e hospedagem, manter-se num país estrangeiro pode sair ainda mais caro quando colocado na ponta do lápis.
A solução que alguns brasileiros têm encontrado é apostar no franchising. Assim, muitos estão conseguindo conciliar a vivência internacional com os planos empreendedores.
É o caso de Gustavo Orfeu Araújo, 39, que adquiriu uma franquia da CleanNew, rede especializada em blindagem e impermeabilização de estofados. A ideia surgiu como uma solução para um plano que há anos já vinha se desenhando para ele: embarcar para os Estados Unidos.
Adepto a viagens de lazer, começou a considerar a hipótese de morar fora quando o filho mais velho, de 15 anos, começou a jogar tênis. “O investimento em esportes no Brasil é muito alto e como ele tem aptidão, ponderei que seria mais interessante para ele essa oportunidade internacional”, explica.
Optou, assim, por pesquisar redes de franquias americanas. “Eu fiz vários contatos, mas senti falta de um respaldo maior, de conversar com o CEO, de ter minhas dúvidas esclarecidas. O brasileiro tem esse jeito e, quando conheci a CleanNew, senti que poderia investir ali de forma mais segura”, comenta Araújo.
Internacionalização
Já, por outro lado, encontrar perfis de pessoas dispostas a embarcar para outro país, vai de encontro ao plano da empresa.
Em 2019, Fritz Paixão, CEO da CleanNew, deu início à expansão internacional da marca, com negociações em Bogotá, na Colômbia, e Buenos Aires, na Argentina, além de viabilizar a primeira unidade própria em Miami, nos Estados Unidos.
Oito novas unidades no exterior
Em 2021 já tem confirmada a abertura de franquias duas unidades nos EUA, em Orlando e Boca Raton, esta, inclusive, comandada pelo Gustavo; Barranquilla, Cali e Medellín, na Colômbia; e em Madri, Maiorca e Barcelona, na Espanha.
“Temos expertise e um potencial de entrada enorme nestes mercados. O franchising brasileiro é muito sólido e tem forte apelo no estrangeiro. Quando nossos planos vão ao encontro de outros sonhos, a parceria entre franquia e franqueador tem tudo para dar certo. Estamos expandindo nossa atuação com parceiros engajados e comprometidos em manter nossa excelência além dos limites do Brasil”, conta o CEO.
De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising) há cerca de 163 franquias brasileiras operando em 106 países. Os EUA são o principal destino, com 61 marcas, seguidos por Portugal e Paraguai, com 41 e 36 respectivamente.
A dica para quem quer empreender fora do País é, sem dúvida, estar atento às franquias que oferecem essa oportunidade no exterior. “Quando entrei em contato com a CleanNew, as respostas que tive me deixaram confiante para investir. A experiência do CEO e saber que ele já tem a vivência internacional, inclusive com uma unidade própria, me deixou confortável com a escolha, pois percebi que teria qualquer respaldo em relação ao negócio e as experiências que eu posso encontrar durante todo o processo de implantação e já durante a operação”, confessa Gustavo.
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias