Empreendedora foca em parcerias vê negócio crescer

Empreendedora foca em parcerias e vê o negócio crescer

Ela aproveitou a oportunidade no franchising e o atual momento para auxiliar as escolas no ensino remoto dos alunos

As mudanças impostas pela pandemia trouxeram dificuldades também para o setor educacional, afinal, as escolas tiveram que repensar o modelo de educação de forma rápida. Já professores e alunos tiveram que aprender a usar novas tecnologias se habituando à uma rotina e dinâmica de ensino completamente diferentes.

Por conta disso, muitos estudantes não conseguiram assimilar os conteúdos e seguem com dificuldades de aprendizado.

E foi nesta lacuna que a franqueada da Monitorias Reforço Escolar, Marjorie da Silva, 35, encontrou o sucesso do seu primeiro negócio e, ainda, criou uma forma de atuação que favorece toda a rede da marca.

Começo de um sonho

Formada em ciências biológicas, atuando com pesquisa em pós-doutorado na área pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de São José do Rio Preto (SP), Marjorie é apaixonada pela área acadêmica e há tempos nutria o sonho de ter o próprio negócio.

Quando seu filho estava com apenas quatro meses de vida, e em meio a uma pandemia da Covid-19, ela resolveu que era hora de colocar em prática a vontade de abrir um negócio.

Sem conhecimento no mundo dos negócios e sem experiência, decidiu que o mercado de franchising traria mais suporte e base para começar empreender.

Percebendo a perda que a educação vinha tendo no último ano, resolveu que empreenderia nessa área. Neste momento ela se reencontrou com Monitorias Reforço Escolar, empresa na qual havia trabalhado como professora antes mesmo da marca se tornar franquia.

“Conheci a Monitorias quando morei em São Paulo, onde eu era professora particular e dava aulas presenciais. A experiência que tive com a empresa foi positiva e quando soube da possibilidade de ser franqueada me interessei, principalmente pelo formato de oferecer de aulas particulares. O que me atraiu foi a possibilidade de comprar um modelo de negócio pronto e com baixo valor de investimento”, afirma.

Marjorie investiu menos de R$ 5 mil para abrir e tocar unidade, de forma 100% online. Com isso, pode ficar mais próximo do filho.

“Eu nunca havia vendido nada e essa foi a primeira grande dificuldade para mim. Colocar valores, abordar possíveis clientes e fazer a venda. Por sorte a franquia oferece treinamento e um suporte que tem me auxiliado bastante nessas questões. Contudo, resolver a dor de quem procura por um serviço de educação em si já é um grande benefício. Os reflexos do bom serviço prestado vão muito além do término da aula, ou da boa nota alcançada. Dificuldades de aprendizado geram ansiedade e insegurança. Um bom aprendizado é algo que tem reflexos em todas as áreas e para o resto de nossas vidas”, pontua.

Busca de parcerias foi o segredo do negócio

Com a possibilidade de otimizar ainda mais os ganhos, a franqueada focou em parcerias com escolas particulares de São José do Rio Preto e o resultado foi animador.

“Minha sobrinha, que é aluna de uma escola particular, me deu a ideia de oferecer o serviço de reforço escolar, já que as aulas seriam online e a unidade escolar já oferecia um serviço de plantão de dúvidas aos alunos. Por ser uma instituição muito próxima dos alunos e seus familiares, entrei em contato com a coordenadora perguntando sobre como a escola estava oferecendo as aulas de plantão com a pandemia e perguntei sobre a possibilidade de uma reunião para que pudesse apresentar a minha empresa”, relembra.

Após a reunião Marjorie pediu ajuda à franqueadora para elaborar uma proposta que fosse atrativa, em termos de custos para a escola, já que a direção havia gostado da ideia e se mostrado disposta a comprar as aulas.

Ela fechou um total de 960 aulas para todo o ano letivo de 2021, o que possibilitou alcançar um faturamento de R$ 30 mil somente com esse acordo.

“A partir desta primeira experiência pretendo lapidar a oferta deste tipo de serviço, que deve ser um grande filão para todos os franqueados da rede”, diz.

Marjorie acredita que com essa experiência seja possível criar também uma proposta atrativa para que as escolas passem a adquirir o serviço para oferecer aos alunos. “Nenhuma escola consegue sanar todos os problemas pontuais dos alunos e essas aulas são uma oportunidade para que isso ocorra, o que traz benefícios não só aos alunos, mas também à reputação do colégio”, afirma.

A franqueada revela que entre suas estratégias, o próximo passo é investir um pouco mais nas redes sociais, já que após essa experiência muitos outros alunos têm entrado em contato buscando informações sobre as aulas de reforço.

“É desafiador desenvolver um negócio durante a pandemia. Apesar de o serviço oferecido ser online, acredito que a negociação com parceiros, ou mesmo a possibilidade de fazer visitas pedagógicas presencialmente, aumentam a conexão com o cliente e por consequência as chances de sucesso, quando feitas pessoalmente. Porém, trabalhar com educação é sempre muito gratificante. As diversas modalidades de ensino remoto são ótimas opções com ou sem pandemia”, conclui Marjorie.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias