Franquia pode transformar paixão pessoal em lucratividade

Franquia pode transformar paixão pessoal em lucratividade

A Academia do Rock vai muito além de uma simples escola de música. É um espaço onde a paixão pela música se transforma em oportunidade de negócio

O ano de 2024 promete ser marcado por uma série de tendências e oportunidades para empreendedores. 

Em um cenário onde a adaptabilidade é crucial para o sucesso nos negócios, investir em uma franquia permanece uma escolha estratégica para aqueles que buscam iniciar ou expandir suas operações de maneira estruturada, contando com o respaldo de marcas consolidadas.

Conforme a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o crescimento contínuo do sistema de Franchising é evidenciado pelo impressionante faturamento de R$ 105,1 bilhões, apenas, no primeiro semestre de 2024, representando um aumento de 12,9% em comparação ao período homólogo. 

Esse crescimento substancial reflete a confiança dos consumidores nas marcas franqueadas e a resiliência do modelo de negócio frente a desafios econômicos e sociais.

Academia do Rock

Com investimento inicial a partir de R$ 350 mil, a Academia do Rock está presente em diversas cidades do Brasil e tem capacitado empreendedores a realizarem seus sonhos e expandirem suas unidades. 

“O retorno é de 24 meses, sendo que o ponto de equilíbrio do negócio está entre o terceiro e sexto mês de funcionamento”, comenta Marcelo Freitas, dono e fundador da escola.

Exemplo de sucesso desse modelo é o médico Danilo Bastos, cuja jornada o levou da correria das UTIs para o ritmo contagiante do Rock, ao encontrar na franquia da Academia do Rock mais do que uma simples oportunidade de negócio: para ele, foi a chance de harmonizar sua paixão pela música com uma fonte de renda estável e gratificante. 

“Depois de uma década dedicada à medicina, senti que faltava algo. Envolvido com música ao longo da vida, vi na Academia do Rock a oportunidade não apenas de ganhar dinheiro, mas também de manter viva a chama do Rock”, compartilha Danilo.

Já Armando Rinaldi Neto, com sua formação em física e experiência na indústria eletrônica, encontrou na Academia do Rock um terreno para unir sua expertise profissional com sua paixão pelo estilo musical. 

“A Academia do Rock conseguiu articular de maneira brilhante minha experiência no mundo da física com minha paixão pela música. É como se eu estivesse conectando circuitos, mas dessa vez, eram os circuitos da minha alma”, relata Armando.

Expectativa para 2024

Atualmente, a marca possui 15 escolas nos estados do PR, SP e ES, cada uma com capacidade média para atender de 150 a 250 alunos. 

A Academia do Rock oferece três planos distintos para aulas de guitarra, baixo, bateria, violão, piano, canto e gaita de boca, além de prática de banda. 

Seu público é bastante diversificado, com 35% dos alunos na faixa etária de 5 a 14 anos, 38% adultos e o restante na adolescência, sendo que 70% do total é composto por homens.

A perspectiva do Marcelo é inaugurar, até o final de 2024, cinco novas franquias, com foco em fortalecer a presença da marca em Curitiba e expandir para cidades do Sul do país. 

Para 2025, a estratégia inclui a implementação de um modelo mais acessível e a abertura de unidades em bairros de grandes cidades, visando atrair a população local.

“Nossa missão não é simplesmente ensinar música, queremos inspirar a próxima geração de músicos e transformar sonhos em realidade. De outro lado, também miramos na capacitação de uma nova geração de empreendedores, que buscam uma nova oportunidade de empreendimento fora de um modelo convencional”, finaliza Marcelo.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias