Brasileiros estão mais atentos aos serviços que preservam o meio ambiente e a tendência deve continuar daqui para frente
Nos últimos meses, o mundo sentiu na pele a falta de trabalho com crescente o número de pessoas desempregadas. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de desemprego no Brasil, no segundo trimestre de 2020 chegou a 11,8%, contabilizando 12,8 milhões de pessoas sem trabalho.
Especialistas afirmam que negócios que prevejam o retorno ambiental e social ganharão mais espaço no pós-pandemia. O mundo já percebe uma transformação comportamental na busca por hábitos sustentáveis. Tanto que segundo o Sebrae, a pandemia mudou hábitos e comportamentos acelerando tendências que não eram tão evidentes, como ações mais éticas e sustentáveis, com maios responsabilidade social e ambiental.
Atento a esse cenário, futuros empreendedores, que buscam voltar ao mercado de trabalho por meio de um negócio próprio, estão em busca de serviços voltados à sustentabilidade. De março a julho, após o início da pandemia, a Acquazero, rede especializada em limpeza ecológica automotiva, vendeu 80 franquias, sendo 56 novos contratos fechados somente no mês de julho.
“Assim como empresários de todos os segmentos, a pandemia nos assustou quando chegou ao Brasil, porém traçamos estratégias e fortalecemos nosso suporte para os franqueados que continuaram com os serviços durante o isolamento social. Além de criar novos serviços e ferramentas nesse período, o que nos permitiu alcançar esse resultado positivo e satisfatório para a marca”, avalia o diretor executivo da franquia Henrique Mol.
Segundo o executivo da rede, a meta é encerrar 2020 com 500 unidades comercializadas no Brasil e projeta abrir cinco operações no exterior.
Mudança do comportamento
O mercado de serviços automotivos já vinha tendo força desde o ano passado, sendo que somente no primeiro trimestre de 202, o setor cresceu 7,4% no mercado de Franquias, segundo dados apontados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Mol aponta que o jovem é o público mais engajado pelas causas ambientais e na busca de soluções por serviços ecologicamente corretos. O que é fortalecido pelo fato de que 320 franqueados da rede, sendo 70% deles, correspondem a esse perfil.
“Durante esse período de isolamento percebemos uma mudança no comportamento dos brasileiros na busca por produtos e serviços sustentáveis, aumentando nosso engajamento com esse potencial cliente, bem como de investidores que visualizam o quão próspero esse segmento tem se revelado. Algo que ficou ainda mais evidente na pandemia”, conclui o executivo.
Tendência no mercado
Um dos grandes diferenciais da Acquazero é a inovação presente na oferta de serviços. Ela foi a primeira rede desse segmento a lançar um aplicativo aos franqueados e consumidores.
Outro diferencial adotado pela rede está no valor de investimento. A partir de R$18 mil é possível se tornar um franqueado home office da marca. A Acquazero trabalha com quatro modelos de negócios, entre loja física e atendimento delivery, com investimento que pode variar de acordo com a modalidade escolhida
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias