O potencial das franquias home based

O potencial das franquias home based

Franquias sem ciladas

Mais 550 redes operam neste modelo, que tem previsão de crescimento de 36%. É um sistema positivo para quem investe e para as franqueadoras

No segmento de Franquias, muito se fala do modelo home based, uma alternativa de negócio próprio, que já tem sido tendência nos últimos anos e passou a ganhar mais destaque nos dias atuais. Relativo ao home office, uma forma do empreendedor trabalhar de sua casa, possibilita redução de custos e investimento mais baixo já que não tem custos fixos com espaços e estruturas, por exemplo.

Segundo dados de 2019, da ABF (Associação Brasileira de Franchising), 557 redes já operavam com o home based e a previsão era de 36% de crescimento em dois anos. Agora, por conta da pandemia do novo coronavírus, as empresas de franquias tendem a explorar ainda mais este sistema. Aliado a isto, temos, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 4,5 milhões de brasileiros que complementam sua renda sem sair de casa.

A principal vantagem do modelo é justamente o investimento mais baixo, já que sem alguns custos de uma unidade franqueada tradicional, o investidor gasta menos, começa a operar mais rápido e pode obter lucro e retorno de investimento em menor tempo. Mas vale lembrar que a segurança, e também os riscos, são os mesmos de um negócio comum do franchising.

Para quem não possui reserva suficiente, uma franquia home based pode ser uma opção muito interessante. E para as redes franqueadoras é uma forma de fechar novos negócios e de aumento de faturamento.

Um exemplo de sucesso neste modelo é a Carinecas, especializada em caricaturas digitais, que conta com mais de 600 franqueados operando home based, ou seja, trabalhando a partir de casa. E para estes parceiros da marca, o período de pandemia é favorável, já que a empresa registrou crescimento de vendas nestes meses, resultado que o fundador da rede, Wdson Sandenys, credita alguns fatores importantes neste processo. “Usamos criatividade e inovação constantemente. Além disso, a nossa forma para atrair e de posicionamento com os clientes é diferenciada, e nosso site é uma vitrine das lojas físicas”, comenta.

E por contar com uma base grande de franqueados trabalhando a partir de casa, a Carinecas, que também precisou se adaptar às novas exigências do mercado e criar técnicas especiais de vendas, oferece um suporte firme para os parceiros. “Preparamos aulas e materiais específicos de como os franqueados deveriam agir para conseguir vender durante a crise. Além disso, contamos com gerentes de sucesso que atendem eles e os ajudam a obter bons resultados”, explica o empresário.

Os produtos ou serviços oferecidos também são diferenciais para um negócio home based ter sucesso. “No nosso caso, as canecas com caricaturas possuem um apelo emocional muito forte, uma vez que elas são ótimos presentes para recordação. Muita gente deseja dar uma lembrança para uma pessoa especial que não pode encontrar pessoalmente nesse momento e escolhem algo com significado e não apenas um objeto qualquer”, explica Sandenys.

Franqueados home based

Para ter sucesso no empreendimento dentro de casa é preciso ter empenho, criatividade e buscar parcerias que engajem o negócio com o público-alvo.

A franqueada da Caricanecas, Elizangela Costa Bayer, diz que o segredo para conseguir vender bem sem sair de casa é se certificar que o cliente compreenda o trabalho, o produto ou serviço, além de oferecer uma boa assistência. “O atendimento individual, sondando e compreendendo a expectativa do cliente, também é um diferencial para conseguir agradar na entrega do produto final. Isso ajuda muito na divulgação, até porque, normalmente, meus clientes vêm das indicações de outros clientes que receberam sua encomenda”, explica.

Além disso, ela também revela que uma boa tática é procurar fazer parcerias com outras empresas. “Presenteei e fechei parceria com empresários de vários segmentos, como eventos, fotografia, gráficas, doceiras, entre outros, que me geram amis visibilidades e retorno financeiro”, conta Elizangela.

Já o franqueado Gabriel Valle aposta na criatividade e na proximidade com os usuários para aproveitar a alta demanda de procura na internet. “É legal deixar a página diferenciada e interessante para conquistar clientes. E para isso busco sempre trazer anúncios, promoções e novidades em meus produtos. É muito importante que o cliente entenda, em sua rede social, sobre o seu produto e trabalho. E é preciso deixar tudo de forma atrativa”, finaliza.  

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias