Rede de distribuição de vinho é opção de investimento

Rede de distribuição de vinho é opção de investimento

Franquias sem ciladas

Em um mercado que cresceu 5% nos primeiros cinco meses do ano, a Grand Cru, além do modelo de Franquia, oferece atuação multicanal, por e-commerce e por clube de vinhos

Segundo pesquisa realizada pela Ideal Consulting, a importação de vinho nos primeiros cinco meses do ano de 2020 no Brasil aumentou 5% em volume, somando 43 milhões de litros, mostrando que o segmento é uma ótima opção de investimento.

Neste mercado está a Grand Cru, rede de importação e distribuição especializada em vinhos, que além do modelo de franquias, oferece atuação multicanal, por e-commerce e por clube de vinhos. A marca teve crescimento de mais de 40% em 2019, e conta com 80 lojas em todo o Brasil e mesmo com a crise devido à pandemia de Covid-19, a importadora prevê abrir mais dez unidades ainda neste ano.

Com faturamento de até R$300 mil por mês, grande parte dos parceiros da rede possui mais de uma loja, como no caso de Campinas e Rio de Janeiro, localidades onde os franqueados têm quatro unidades cada um. “O número de pessoas interessadas em ser fraqueado Grand Cru está alto. Muita gente querendo saber informações e detalhes sobre o negócio”, diz o gerente de expansão e franquias da Grand Cru, Heitor Soubihe.

O executivo ainda ressalta que há um potencial grande no mercado de vinho. “O consumidor que entra no vinho não volta. Ele se mantém nesse segmento e tende a se especializar, entender e conhecer mais sobre a bebida. O vinho é um produto ligado a eventos, comemoração, lifestyle sofisticado e se mostrou resiliente a uma crise de pandemia”.

História e números

Fundada em Buenos Aires em 1998, a Grand Cru chegou ao Brasil em 2002, com foco na importação de vinhos argentinos e de grandes vinhos de Bordeaux. Desde então, a empresa foi conquistando espaço no mercado com seu jeito arrojado de se posicionar, perfil dinâmico que norteia cada negócio bem-sucedido da marca. Entrou no mercado de franchising em 2004.

Atualmente é considerada a maior importadora e distribuidora especializada em vinhos da América Latina. Está presente em 39 cidades, de 19 estados brasileiros. São 46 lojas de rua, 28 em shoppings, uma no aeroporto de Congonhas (SP), 22 lojas com restaurante, 36 lojas com wine bar, 24 lojas puras e três quiosques. 

Modelo de negócio

A Grand Cru fechou o ano de 2019 com 52 lojas franqueadas, que representa aumento de 68%. Para o próximo ano, a expectativa da marca é abrir 100 novas lojas, com 25% de crescimento.

O modelo é interessante para investidores e profissionais apaixonados por vinhos que querem montar um negócio no segmento. Além disso, a rede oferece apoio completo para o franqueado, que vai desde a procura pela melhor localização para montar a loja até o dia a dia após a abertura do negócio. 

O modelo de franquia Grand Cru ainda pode ser associado a operações gastronômicas como Wine Bar e restaurantes, o que possibilita quatro modelos:

Loja

Com área em torno de 60m2, a loja oferece aos consumidores a venda de vinhos exclusivos do portfólio Grand Cru e acessórios e além da venda delivery, canal de vendas que vem crescendo muito dentro das lojas.

Loja Light

Uma novidade é o modelo de franquia Light para cidades com menor potencial. Neste modelo a franquia possui cerca de 30m2 com projeto arquitetônico enxuto e menor investimento inicial.

Loja e Wine Bar

Neste modelo o franqueado oferece aos clientes a experiência do Wine Bar com venda do vinho em taça além de agregar a venda de queijos, embutidos, entre outros, oferecendo uma experiência gastronômica para o consumidor.

Loja e Restaurante

Neste modelo o franqueado deve ter a experiência no segmento de alimentação para então agregar o restaurante a loja Grand Cru e se beneficiar do grande diferencial de praticar preços de loja no restaurante, um grande diferencial da marca.

Catálogo

No portfólio, a conquista de grandes marcas de vinhos no decorrer dos anos, principalmente em 2019 com a entrada com exclusividade das vinícolas Paul Hobbs Wines e a portuguesa Niepoort reforçaram a imagem da Grand Cru como uma importadora e distribuidora só de estrelas do mercado viticultor. São quase 1.000 rótulos de mais de 60 vinícolas de diferentes países, todos com altas pontuações da crítica internacional. Vinhos com preços que variam de R$49,90 a R$20 mil.

Faturamento médio mensal: entre R$150 mil e R$400 mil, variável conforme modelo de loja
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Taxa de franquia: R$30 mil ou R$ 60 mil, conforme modelo de negócio
Capital de giro: em torno de 200 mil, variável de acordo com o tamanho e modelo de operação
Royalties: já incluso no custo da mercadoria
Taxa de publicidade: já incluso no custo da mercadoria
Capital para instalação: entre R$180 mil e R$500 mil, variável conforme modelo de negócio e tamanho

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias