Luminova investe no franchising para crescer

Luminova investe no franchising para crescer

Franquias sem ciladas

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação de qualidade, a rede quer expandir sua atuação e inaugurar 60 escolas nos próximos três anos

A Luminova, rede de escolas do grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), inaugurada no final de 2018, em São Paulo e Sorocaba, lança agora o modelo de franquia para expandir sua atuação em território nacional. Com um ano de operação, 2500 alunos matriculados e quatro unidades, o grupo pretende chegar até 2023 com 60 unidades em regiões estratégicas, com atendimento a 80 mil estudantes.

Com mensalidades de baixo custo, a partir de R$ 595, e a garantia de uma educação inovadora e com qualidade, a rede faturou R$ 22 milhões em 2019 e faz uma projeção otimista para os próximos anos, baseado, sobretudo, no mercado em que aportou os negócios. Voltada para os públicos das classes B e C, que representam cerca de 42 milhões de crianças e jovens em idade escolar, a Luminova entrou em uma área ainda sem investimentos, já que apenas 15% da rede privada atende este ramo.

O valor baixo nas mensalidades é possível por conta da estrutura física e da alta eficiência na gestão escolar, que otimiza o tempo e o trabalho.

As paredes modulares, aplicadas em quase todas as estruturas dos espaços, tornam as salas de aula flexíveis e móveis, atendendo às dinâmicas das turmas e das disciplinas, como química, física, biologia e robótica, por exemplo. Já as aulas de inglês, lecionadas diariamente, são formadas por séries, possibilitando, o avanço mais rápido do conteúdo. Além disso, a Luminova evita investir em imóveis fixos, ou seja, as escolas funcionarão em propriedades já existentes, o que não gera grandes reformas e alto valor de investimento.

“Vamos fazer uso de toda a expertise que o grupo SEB traz, desde a essência que preza por uma educação de qualidade até a capacidade de gestão e expansão de uma rede de franquia educacional. O plano é conquistar as lacunas deixadas pelo mercado brasileiro, levando para os jovens de todo o País ferramentas que, de fato, os possibilitem crescer e prosperar”, ressalta o diretor de novos negócios da Luminova, Nathan Schmucler.

Já os conteúdos seguem as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os planos de aula são elaborados pelos professores e validados por uma equipe de educadores peritos em suas áreas. A formação continuada é outro ponto forte que garante a aplicação das metodologias inovadoras. A dinâmica em sala de aula favorece a comunicação entre alunos e incentiva a troca de experiências e conhecimentos. As turmas, chamadas de squad (esquadrão), ganham pontuações coletivas conforme os estudantes assimilam os temas aplicados, que agiliza o aprendizado. 

E a tecnologia, explorada em todas as fases do ensino, também estão presentes nos processos de avaliação, padronizando o sistema e tornando-os mais rápidos. 

Com investimento inicial de R$ 20 milhões para abertura das quatro primeiras unidades, a expansão deve seguir mirando regiões de alta densidade populacional, onde está público alvo da rede. Para os próximos três anos, a meta é direcionar os esforços para crescer na cidade de São Paulo, centro econômico do País, inaugurando mais 15 escolas nas zonas leste, oeste e região central. Guarulhos e Osasco, assim como Campinas, também estão no radar. Já na região metropolitana do Rio de Janeiro, a previsão é mais 11 escolas e Brasília, Belo Horizonte, Contagem, Salvador, Recife, Goiânia, Fortaleza, Porto Alegre e Curitiba também devem abrir matrículas até 2023.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias