7 vantagens para ter uma franquia odontológica

7 vantagens para ter uma franquia odontológica

Franquias sem ciladas

Iniciar ou converter uma clínica para o modelo de franquia é uma opção mais segura, além de oferecer suporte e operação padronizada para fazer o negócio ter sucesso

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo, per capita. Ter uma clínica própria exige do empreendedor o papel de multitarefas e isso pode atrapalhar no desempenho do negócio.

Investir em uma franquia odontológica é uma opção mais segura para fazer a clínica ter sucesso. “A Odonto Special conta com um modelo de negócio pronto para o dentista que deseja empreender na área”, comenta o sócio da rede, Felipe Abreu.

No franchising há um ano, a marca que tem a empresária e apresentadora Sabrina Sato como sócia, faz parte do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, um dos mais promissores do setor e que cresceu 7,2% em 2019, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Nesse contexto, confira a seguir sete vantagens para iniciar ou converter sua clínica em uma franquia odontológica:

Modelo de negócio pronto

Começar uma clínica própria demora mais tempo para fazer o negócio dar certo. Já uma franquia possui um modelo de negócio de sucesso e que pode ser replicado. Por ser uma marca pronta e com presença de mercado, ajuda a atrair novos clientes. No caso da Odonto Special, a rede possui a empresária e apresentadora Sabrina Sato como sócia, o que promove ainda mais visibilidade e fortalece a reputação da marca.

Suporte na gestão

O dentista que possui uma clínica própria tem de se preocupar com o marketing e o financeiro do negócio, por exemplo. No modelo de franquia odontológica da Odonto Special, toda a operação é padronizada para esse mercado, desde o software para o agendamento e controle dos pacientes, até as campanhas de marketing. Por que isso é importante? Esse suporte ajuda o empreendedor ter uma visão geral das tarefas, o que é fundamental para o crescimento do negócio.

Treinamentos para gerenciar melhor

O dentista é um especialista em saúde bucal, mas não necessariamente em liderança, atendimento, gestão financeira. Ao adquirir uma franquia odontológica da Odonto Special, o franqueado recebe treinamentos frequentes e todo know-how da franqueadora para gerenciar o negócio de maneira profissional.

Atualização constante

Falta de tempo para ir em congressos da área ou fazer cursos para se atualizar são alguns dos principais problemas de quem tem uma clínica própria. A Odonto Special é formada por uma diretoria com mais de 15 anos de experiência no segmento, que se mantém atualizada a fim informar os franqueados sobre as novidades tecnológicas. Ter o suporte de uma franquia para isso faz toda diferença em um mercado concorrido.

Franquia: a chance de sucesso é maior

Procurar um ponto, estruturar a operação, criar uma cartela de clientes. Esses são alguns dos desafios de quem começa uma clínica odontológica por conta própria e o risco de falhar é alto. Com uma franquia da Odonto Special, todas as etapas já estão padronizadas para que o franqueado tenha maiores chances de sucesso.

Potencial para expansão

Uma marca pronta promove mais visibilidade para o negócio, do que uma que está começando. Além disso, seguir os padrões de operação irá ajudar em uma melhor gestão dos negócios, atraindo novos clientes. Com um maior volume de pacientes, as chances de expandir e adquirir uma nova franquia aumentam.

Fácil conversão

Alguns profissionais que possuem uma clínica própria hesitam de fazer a conversão para uma franquia por acharem o processo complicado, mas isso é um mito. Na Odonto Special, a conversão é rápida e fácil. A rede possui cases de sucesso de dentistas que aumentaram o faturamento da clínica logo no primeiro mês de conversão.

Para ser proprietário de uma franquia da Odonto Special, o investimento varia entre R$ 230 mil e R$ 270 mil. O prazo médio de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

Investimento total (capital para instalação, taxa de franquia e capital de giro): entre R$ 260 mil e 270 mil
Faturamento médio da unidade: R$ 150 mil por mês
Lucro médio mensal: 30% sobre o faturamento bruto
Prazo para retorno: Entre 18 e 24 meses
Taxa de franquia: a partir de 39 mil para cidades até 100 mil habitantes
Capital de Giro: R$ 20 mil
Royalties: 8% sobre o faturamento bruto
Taxa de publicidade: 2% sobre o faturamento bruto

Fonte: GCom

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias