Negócios com renda recorrente atraem novos empreendedores

Negócios com renda recorrente atraem novos empreendedores

Franquias sem ciladas

Redes de franquias como Gigatron e Dot Bank oferecem essa oportunidade e tiveram crescimento expressivo durante a pandemia

Ter o próprio negócio tem passado pela mente de muitos brasileiros em tempos de pandemia. Uns porque perderam o emprego, outros porque precisam se reinventar no mercado. Nessa procura pelo negócio ideal, uma das perguntas que se faz é: como vou ganhar dinheiro com esse negócio? A busca por algo que permita uma renda recorrente vem crescendo a cada dia, pois é uma maneira de garantir certa estabilidade no negócio.

A renda recorrente vem de negócios que permitam que o empreendedor receba mensalmente pelo produto ou serviço prestado, sem necessariamente precisar realizar a venda todo mês. O cliente paga uma taxa mensal, ou anual, e o empresário recebe percentual sobre o valor. Esse modelo de negócio garante uma renda continua e consistente.

Um dos segredos para manter um negócio com renda recorrente é saber reter e fidelizar o consumidor. “Ter um bom relacionamento com seu cliente é indispensável para qualquer segmento. É muito importante conhece-lo bem e estar sempre levando novas soluções para ele. Em nosso caso, trabalhamos também com produtos benefícios, onde ele tem novas soluções sem um custo adicional ajudando ainda mais na rotina da empresa e em seu crescimento”, explica Victor Ruiz, diretor comercial da Gigatron Franchising.

Mercado de serviços de tecnologia

Ao oferecer um serviço de tecnologia ao mercado, na maioria das vezes, se emprega uma possibilidade de ganho recorrente, visto que se vende um produto, um software por exemplo, e cobra-se mensalmente a manutenção e atualização do mesmo.

Na rede de franquias Gigatron, especializada em desenvolvimento de softwares de gestão, as formas de ganho do franqueado ocorrem por meio da venda de softwares e da recorrência da mensalidade das soluções implantadas nos clientes, do custo por implantação e do treinamento onde o franqueado tem total autonomia para definir o preço da mensalidade de implantação.

“O modelo de monetização da franquia software é recorrente e facilmente escalado. Um franqueado fazendo a abertura de dois clientes por semana, com um ticket médio de R$ 250,00, em três meses já tem o retorno do investimento e ultrapassa o ponto de equilíbrio do negócio”, explica Ruiz.

Banco Digital também oferece a possibilidade de ganho recorrente

Outro tipo de negócio que proporciona esse tipo de renda são os bancos digitais por meio das transações realizadas.

O DotBank, primeira rede de franquia de banco digital do Brasil, foi lançado no mercado no segundo semestre de 2019. A rede apresentou nos últimos meses um aumento significativo no número de leads, cerca de 40% em relação aos meses anteriores.

O foco de atuação do DotBank são empresas com alto volume de emissão de boletos bancários e que desejam automatizar 100% seu fluxo de pagamento e recebimento. Além dos valores competitivos em relação aos boletos, a empresa pode fazer toda a gestão do negócio em um único software do banco.

A renda do franqueado vem por meio das vendas de cestas ou pacotes com produtos oferecidos pela franqueadora, podendo ser montada de acordo com as necessidades do cliente. Um pacote completo contendo Conta Corrente Digital, ERP, Superpush, Pdv portátil, coletor portátil e dois TEDs, por exemplo, tem custo para o franqueado de R$75,00 e tem sugestão de preço de venda entre R$300,00 e R$350,00, contabilizando ganho de mais de 400%.

Além desses produtos, o boleto bancário pode ser oferecido para o mesmo cliente com valor avulso por unidade, mediante negociação que pode chegar até 100% do custo do mesmo, ou seja, além da mensalidade, a emissão de boletos bancários gera receita adicional. Os produtos free podem e devem ser usados como estratégia de vendas na negociação com o cliente final, como diferenciais do DotBank.

O franqueado da marca atua home office, como se fosse uma o gerente de uma agência orientando os clientes nas melhores práticas relacionadas à gestão do negócio e taxas de serviços financeiros.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias