Ferramentas digitais fortalecem as marcas

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Franquias sem ciladas

Devido à pandemia, busca no Google por desenvolvedores de aplicativos teve crescimento de 100% entre abril e julho no País

A pandemia modificou profundamente o comportamento de compra dos brasileiros. De um dia para o outro, grande parcela da população, acostumada a comer fora de casa e a fazer compras em shoppings e lojas de rua, se viu obrigada a mudar o caminho até seus pratos prediletos e suas lojas favoritas. O trajeto, antes feito de carro, a pé, de bicicleta ou de metrô, passou a ser feito na palma da mão, por meio dos mais variados aplicativos de entregas, tanto de comida como dos demais itens de consumo.  

Do outro lado do balcão, milhões de empreendimentos que até então não mantinham qualquer presença online foram obrigados a se adequarem rapidamente à nova realidade. Diante do isolamento social, a única forma de alcançar os seus consumidores seria marcando presença no mundo virtual, por meio de sites ou de aplicativos próprios. 

Não à toa, as buscas pela expressão “desenvolvimento de aplicativos” no Google cresceram 100% em julho na comparação com abril, segundo mês da pandemia. Conforme a empresa de tecnologia RankMyApp, a expectativa é de que o mercado mundial de criação de apps movimente até o ano que vem nada menos do que US$ 6,3 trilhões, o equivalente a mais de três vezes o PIB brasileiro, estimado em US$ 1,9 trilhão. Atrás da Indonésia, o Brasil é o segundo país onde este mercado mais cresce na atualidade.  

Revolução digital no franchising

Para a Casa do Construtor, rede de franquias especializada na locação de máquinas e equipamentos de pequeno porte para a construção civil, a pandemia foi o momento de uma verdadeira virada tecnológica. Desde março, a empresa implantou várias ferramentas visando fortalecer o contato virtual com seus clientes, conexão que deve se tornar ainda mais relevante e facilitar as locações no chamado “novo normal”.  

Uma das inovações implementadas na rede foi o cadastro inteligente, que verifica as informações dos consumidores junto às bases de dados do governo, com o objetivo de verificar se o CPF ou CNPJ informado é válido. Combinada ao uso de biometria facial, a medida é fundamental no sentido de prevenir fraudes nas locações.  

Para os clientes que não podem ir à loja pessoalmente, situação de grande parte das pessoas durante a pandemia, a Casa do Construtor implantou o Lino, um chatbot com o qual é possível realizar cotações pelo próprio WhatsApp. Enquanto o consumidor conversa com o chat, repassando seus dados para a locação, as informações são transferidas para o servidor da empresa, agilizando a análise e aprovação cadastral. Atualmente, o Lino já é utilizado por 196 das 270 lojas da rede no País.  

Outra ferramenta implantada pela Casa do Construtor durante a pandemia foi o Locamus, aplicativo do vendedor que pode ser usado no celular ou tablet. Espécie de braço direito do vendedor, o app tem como objetivo melhorar a experiência dos profissionais da rede e dos clientes, diminuindo a burocracia, aumentando as taxas de conversão e dando mobilidade para os vendedores. Futuramente, o Locamus deverá ser utilizado também em totens de autoatendimento.  

Conectado às bases de dados de cada loja, o aplicativo transfere todos os dados relativos a cotações e locações para o servidor geral da empresa. No aplicativo, é possível encontrar informações sobre os equipamentos, seus usos e disponibilidade e, na busca, os equipamentos podem ser filtrados de várias formas, como categorias de serviços ou produtos com alta demanda no momento.  

Além disso, o Locamus ainda oferece a possibilidade de escolha da melhor forma de entrega dos equipamentos, permite acrescentar dados das obras e tem integração com WhatsApp para o envio de cotações. O app está sendo utilizado, em forma de projeto-piloto, em 23 unidades da rede.  

Aposta em novos aplicativos 

OrthoDontic, rede de clínicas de ortodontia, acaba de lançar um aplicativo que reúne funcionalidades voltadas aos clientes e franqueados da rede. O app não ocupa muito espaço na memória de celulares e tablets e promete otimizar o tempo de pacientes, franqueados e funcionários, servindo para agendamento ou remarcação de consultas, a verificação do histórico de consultas, pagamentos, entre outras funções.  

Para o desenvolvimento do aplicativo, a OrthoDontic realizou um estudo sobre o comportamento dos pacientes. A ideia é otimizar a jornada do cliente, proporcionando maior praticidade e facilidade nas atividades cotidianas que envolvem o tratamento, contando com uma excelente experiência de navegação. A exemplo do que acontece em ferramentas, como o WhatsApp, o novo aplicativo da OrthoDontic não exige que os usuários façam um novo login a cada novo acesso. 

Além de acessar boletos e agendar consultas, os clientes podem verificar o histórico de atendimentos, checar as datas de futuras sessões de tratamento e receber notificações push (alertas exibidos na tela principal) com informações do seu interesse, incluindo campanhas voltadas à saúde bucal, por exemplo. Para os pais com filhos em tratamento nas clínicas da rede, o app oferece a possibilidade de acompanhar o histórico, a evolução e os agendamentos de atendimentos de cada um dos filhos de forma separada.   Por meio de um sistema de agendamento inteligente, o próprio aplicativo sugere aos clientes que precisam remarcar consultas alternativas de horário alinhadas aos padrões de atendimento anteriores. Se o paciente costuma realizar consultas nas tardes de quartas e sextas-feiras, por exemplo, no momento da remarcação vai ser sugerida com base neste histórico.  

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias