Não conhecer o cliente é um grande erro no Marketing Digital

Não conhecer o cliente é um erro no Marketig Digital

Franquias sem ciladas

É indicado realizar anúncios em sites de busca, porque é lá que as pessoas vão procurar informações sobre o que elas querem

O marketing digital hoje pode ser usado para qualquer coisa que você queira vender ou destacar na internet. Funciona para música, negócios locais, empresas, produtos, autônomos e profissionais de áreas variadas. Basicamente, para tudo, principalmente se você souber embalar um produto e colocar as pessoas certas para verem.

A técnica consiste em deixar a coisa toda ainda mais apetitosa e para quem receber essa informação sentir uma enorme vontade de consumi-la. Então, se você tem vários concorrentes, o que vai ganhar é o que tem mais apelo. 

Por exemplo, tem um milhão de pessoas em determinada cidade, só que quantas delas estão interessadas naquele produto ou serviço? E quantas estão procurando por eles diariamente? Então, estamos falando sobre a arte de encontrar quem quer algo e entregar para elas a melhor forma de visualizar oferta. 

O Marketing Digital conecta o consumidor a uma oferta irresistível. E dá para vender tudo, para todos. Já atuamos na divulgação e venda de diversos e-commerces, mas o que mais emocionante neste processo é embalar um curso online, uma ideia com profissionais que tenham algo diferenciado transformando em infoproduto. Seguindo essa linha, acertamos em produtos que viraram best sellers. Inclusive, mesmo depois de quatro anos, está sempre entre o segundo ou terceiro lugar no Hotmart, todos os dias. 

Temos que ser mestres sobre o cliente e, por isso, quanto mais informação, mais eficaz será essa comunicação, ou seja, a venda. Mas até isso virar realidade, muito terá que ser percorrido, afinal, o marketing não acontece por sorte e sim pela estratégia. Mas o encantamento ocorre apenas quando estudamos e preparamos respostas para confrontar argumentos.

Tem uma regra no marketing que é muito eficaz e quero compartilhar. Se você conseguir explicar um problema que o cliente traz, melhor que ele mesmo, essa empresa prestadora de serviço vira autoridade na hora. Ele simplesmente para e ouve. Só que, infelizmente, em todos os segmentos as pessoas falam as coisas de forma vaga, copiam e colam frases prontas que há aos montes pela internet. Até olham o concorrente, buscam profissionais para fazer um site, que apenas usam tal concorrente como exemplo e simplesmente copiam o mesmo tipo, porque acham que está funcionando. No lugar disso, é preciso estudar, ver o que está dando certo para ser autêntico, fazer uma comunicação mais limpa, leve, mais sincera e assim destacar os diferenciais baseados em pesquisa.

Muitos têm preguiça, o que é o caminho certo para falir um negócio. É preciso saber todos os dados possíveis e reunir todas as informações. Quem busca por um serviço específico e quem está querendo comprar um produto, vai passar por um padrão. Por exemplo, uma empresa de telemarketing preparou um script para que durante o atendimento os atendentes possam obter respostas para formular algo melhor e, consequentemente, concretizar a venda. E isso é chamado de informação sobre o cliente. Uma vez que essa dor é identificada, o empreendedor pode criar uma resposta nova, colocar uma frase de efeito no site ou produzir um vídeo.

Adaptei a linguagem de um brinquedo para que possamos também ter uma comunicação efetiva com os pais, porque as mães apresentavam dúvida se iriam adquirir, ou não, o produto. Coloquei um chat na página, o que ajudou a ter ainda mais informação sobre o cliente. Levantando todas as objeções é possível obter as melhores respostas. Claro que o resultado foi positivo e também conseguimos mais vendas.

A primeira coisa a fazer é listar as objeções do cliente (motivos pelos quais o consumidor usa para não comprar o produto). Com certeza, dentro destas opções, estarão itens como “é muito caro”, “não é para mim”, “já tentei e não deu certo”, “não tive resultado”, “já perdi dinheiro com isso”. Pontue também os benefícios, divulgue foto de pessoas realizadas, satisfeitas e tenha uma promoção acontecendo. Mostre há quanto tempo está no mercado, seus diferenciais e histórico.

Além de uma série de cuidados para concretizar a venda, é indicado realizar anúncios em sites de busca, porque é lá que as pessoas vão procurar informações sobre o que elas querem. É diferente das redes sociais, que você manda um anúncio para quem não estava procurando aquilo. Mas no Google é automático e estar bem posicionado lá é fundamental.

Certa vez, orientei um proprietário de salão de estética a fazer o anúncio porque ele não estava lá, diferente dos concorrentes. Então, ele me disse que tinha contratado uma pessoa para desenvolver um site e me disse “eu tentei fazer com um cara”, mas não tinha dado muito certo. Perguntei quais eram as métricas, quantas pessoas clicaram e ele não sabia me falar, estava totalmente perdido. Essa é a falta de informação que tanto afeta o pequeno e microempresário. Como contrata uma pessoa para fazer anúncio e ele não tem o retorno de quantas pessoas acessaram a página dele, quantas mulheres procuraram o espaço, a partir dos anúncios? Estava tudo bagunçado. Apontei algumas saídas e soluções que, se aplicadas, quadriplicará o ganho e, acredite, são mudanças simples. 

Muitas vezes, o empresário é um bom gestor, mas não é um bom ‘marketeiro’.  O Marketing envolve tudo isso e o maior erro das pessoas é não se conectar e não ter informações sobre esses detalhes. 

Davi Sabetta

Davi Sabetta


Especialista em Marketing e Marketing Digital


Agência VitalCom