Mercadão dos Óculos recebe prêmio Melhores Franquias do Brasil, pela 4ª vez

Mercadão dos Óculos recebe prêmio Melhores Franquias do Brasil, pela 4ª vez

Franquias sem ciladas

Marca ainda conquistou, neste ano, o Selo de Excelência em Franchising e o RA1000, do portal Reclame AQUI, se destacando como a rede de óticas mais premiada

O Mercadão dos Óculos, uma das maiores e a mais premiada rede de óticas do Brasil, conquistou pela quarta vez consecutiva o prêmio Melhores Franquias do Brasil 2020, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo.

O prêmio foi entregue às redes que demonstraram excelência na gestão e atingiram a avaliação de cinco estrelas. Com o título, o Mercadão dos Óculos fará parte do Guia de Franquias 2020/2021, que traz o ranking das melhores 446 redes do país.

Neste ano, o Mercadão dos Óculos ainda recebeu outros dois prêmios: o Selo de Excelência em Franchising (também pela quarta vez), promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); e o prêmio RA1000, do portal Reclame AQUI, onde atualmente a nota da rede é 9.3, a maior de todas as óticas.

“O Mercadão dos Óculos é a única ótica que tem esses três prêmios. Isso mostra o sucesso do modelo de negócio, que atende com excelência o franqueado e os consumidores”, diz o diretor-executivo da rede, Gustavo de Freitas.

Apesar da pandemia, o Mercadão dos Óculos continua crescendo. Desde o começo do ano, a rede já inaugurou mais de 80 unidades e comercializou outras 100. Atualmente, a franquia possui mais de 450 lojas espalhadas em todos os estados do Brasil.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.

Prêmio Melhores Franquias do Brasil

O prêmio Melhores Franquias do Brasil é referência no franchising e reúne as redes que chegaram à excelência. Na ocasião, o Mercadão dos Óculos ganhou cinco estrelas, classificação máxima conquistada com base em três quesitos: qualidade da marca (o valor da marca, o investimento em marketing e a inovação), desempenho da rede (a performance financeira) e satisfação do franqueado (a avaliação do proprietário da unidade em relação aos serviços prestados pelo franqueador).

Investimento (cidades com até 30 mil habitantes): até R$ 120 mil
Faturamento médio da unidade: R$ 30 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 meses
Taxa de franquia: de R$ 35mil
Capital de giro: de R$ 12 mil

Investimento (cidades acima de R$ 30 mil habitantes): a partir de R$ 170 mil
Faturamento médio da unidade:
R$ 58 mil
Lucro médio mensal:
de 15% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno:
de 18 meses a 24 meses
Taxa de franquia:
de R$ 45 mil a R$ 65 mil
Capital de giro:
de R$ 20 mil a R$ 30 mil
Royalties:
5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade:
2%

Fonte: GCom

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias