6 redes de Educação que retomaram de forma segura

6 redes de Educação que retomaram de forma segura

Franquias sem ciladas

As franquias criaram todas as condições para que seus alunos retomassem as aulas e o resultado é positivo

Como ficará a volta às aulas, ainda durante a pandemia? A pergunta, ainda muito debatida, segue sendo tema de inúmeras reuniões estratégicas das redes de ensino. E mais do que a retenção de alunos, as escolas preocupam-se com a saúde e, por isso, encontraram formas de iniciar a retomada, com segurança para toda a comunidade escolar. 

Entre as precauções e cuidados, sete redes de franquias no segmento de Educação criaram seu modelos e protocolos para o retorno, visando manter o aprendizado de seus alunos e que suas marcas sobrevivam a mais uma crise.

A Maple Bear, rede de ensino bilíngue com metodologia canadense, criou um plano de retorno que inclui a experiência de unidades e de países que já retomaram às aulas presenciais, incluindo investimentos em equipamentos e adaptações, rígido protocolo sanitário e planejamento acadêmico de curto e médio prazo. A marca contou com a assessoria da Sociedade Brasileira de Infectologia para supervisão dos protocolos, e tem como base cinco eixos, sendo reconstrução do relacionamento com os alunos, novos procedimentos de comportamento e rotinas, focar a programação das aulas e atividades nos conhecimentos essenciais, analisar o desempenho dos alunos no período de isolamento social e compartilhar com toda a comunidade o plano de retorno às atividades na escola. Uma das principais medidas é o retorno gradual com a criação de uma escala de turmas por dia, um número reduzido de salas ou com foco em determinada faixa etária, de acordo com as regras locais. Além disso, algumas unidades da rede utilizam o Filho sem Fila, o primeiro aplicativo a proporcionar segurança e agilidade a alunos, pais e equipes nas entradas das escolas. Com ele, os responsáveis avisam à escola que estão chegando agilizando a saída do aluno, reduzindo filas, trazendo mais segurança e, em especial, evitando contatos físicos.

O Instituto Gourmet, rede de franquias de ensino profissionalizante em gastronomia, possui 59 escolas em atividade. Para o retorno, a empresa criou um manual informativo para que as unidades sigam todos os protocolos e medidas de segurança, orientando sobre a importância da higienização pessoal, de produtos e materiais de uso, além de reforçar a importância de seguir as orientações do Ministério da Saúde. Com cerca de 12 alunos por aula, as unidades funcionam com 70% de ocupação média nas salas, com a expectativa de atingir 100% de aulas presenciais até o final de setembro.

Com 38 escolas em cidades paulistas, a rede de ensino profissionalizante MicroPro aproveitou a pandemia para reformar algumas escolas, adequar o ambiente de outras e receber os alunos com segurança. Além dos protocolos básicos de higiene, já bastante difundidos, as escolas da marca negociaram com seus alunos horários nos quais fossem possíveis dividir as turmas. Cada unidade franqueada criou um organograma de aulas, para atender as turmas com o menor número de alunos.

A Minds English School tem 70 unidades no Brasil e conseguiu reabrir 90% das suas escolas. Com o retorno gradual das unidades, também implementou o sistema híbrido e todas as escolas já estão adaptadas com internet, câmera e áudio para essa finalidade. Para a reabertura houve um investimento extra com tecnologia para o sistema de aulas presenciais e online

A rede de franquias Via Certa Educação Profissional, especializada em cursos profissionalizantes, viu a venda de cursos aumentarem em 50% somente no mês de julho, com cerca de 40 matrículas. Durante o isolamento a rede investiu em plataforma com transmissão online e vem trabalhando com o ensino remoto como forma de continuar atendendo os alunos. Depois do decreto que enquadrou a rede como educação complementar foram feitas todas as adequações recomendadas pelos municípios e as unidades estão atendendo com 40% da capacidade, no Estado de São Paulo que está na fase amarela. Já nas cidades que estão na fase laranja, as unidades atendem com 20% da capacidade e o aluno pode escolher fazer o curso na escola ou em casa.

Com o início do segundo semestre letivo, a YES! Idiomas continua investindo no ensino à distância, mas começa a reabrir em locais que já permitiram a flexibilização no segmento. As unidades de Cotia (SP), Jardim Camburi, em Vitória (ES) e Manaus (AM) voltaram com as aulas presenciais. No Rio de Janeiro as unidades de Saracuruna, São Cristóvão, Ramos e Recreio dos Bandeirantes também estão abertas. Tudo está sendo feito com todos os cuidados necessários de higienização e reorganização de espaços e horários para manter a segurança e a saúde de todos. Os alunos também têm a opção de continuar no modelo online, com aulas ao vivo.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias