Franquias de alimentação e educação para investir em 2023

Franquias de Alimentação e Educação para investir em 2023

Com o crescimento de 18,7% no 3º trimestre de 2022, o franchising é uma opção para quem quer investir no negócio próprio no próximo ano

O Franchising é ideal para quem pensa em abrir o próprio negócio, ainda mais para quem é empreendedor de primeira viagem, já que o setor é sólido, seguro, com modelos de negócios já testados e validados para darem certo, obviamente, contando com o emprenho e esforços do franqueado investidor.

Segundo os dados da Pesquisa Trimestral de Desempenho, realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor cresceu 18,7% na receita no 3º trimestre de 2022.

Entre os destaques estão os segmentos de Alimentação, com crescimento de 39,4%; e Educação, com aumento de 22,9%.

Onde investir para 2023?

YES! Idiomas

Os brasileiros seguem buscando oportunidades de negócios para cidades menores. De olho nisso, A YES! Idiomas, rede de franquia de escola de idiomas, começou a disponibilizar modelos de franquias conforme o número de habitantes das cidades.

Com investimento inicial de R$ 85 mil, a franquia Soft é ideal para municípios com até 100 mil habitantes. Já para lugares de médio porte, de 50 a 150 mil habitantes, a franqueadora oferece o modelo Light, que requer o investimento inicial de R$ 145 mil. Para cidades com mais de 400 mil habitantes e grandes capitais, a rede aposta no modelo Premium, que requer o investimento até de R$ 300 mil. Além disso, a YES! também oferece a microfranquia educacional, no modelo store in store, com investimento inicial a partir de R$ 30 mil.

Follow Me Idiomas

Os modelos low cost também estão no rol de opções de franquias que atraem o interesse dos investidores, pela alta rentabilidade e baixo custo. Pensando nisso, o Grupo BDC (detentor da YES! Idiomas, Ilha Garden e outras marcas), lançou a Follow Me Idiomas.

“A nova marca é um modelo de microfranquia com investimento inicial de até R$ 58 mil e projeção de receita mensal de R$ 40 mil, que vem sendo testado desde 2018, com planos de expansão para todo o Brasil. Para o franqueado é uma oportunidade de investir pouco na abertura do seu próprio negócio, mas, ao mesmo tempo, manter o alto padrão de qualidade e a rentabilidade em curto prazo”, revela fundador do Grupo BDC, Clodoaldo Nascimento.

American Cookies

A American Cookies, marca dos tradicionais cookies americanos, com mais de 40 lojas por todo o Brasil lançou, recentemente, o modelo contêiner, com investimento inicial a partir de R$ 149 mil, desenvolvido para oferecer versatilidade e potencializar a interiorização da marca, visando atender, principalmente, cidades menores, a partir de 50 mil habitantes, e em municípios sem a presença de grandes players de shoppings centers.


Contudo, a marca tem mais duas opções de franquias: quiosque, com investimento a partir de R$ 166 mil, e loja, com investimento a partir de R$ 297 mil.

Açaí Puríssimo

A rede Açaí Puríssimo, especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, conta com 10 unidades no Distrito Federal e, também, aposta no formato de contêiner para expandir a rede. Com investimento inicial de R$ 150 mil, o modelo oferece versatilidade para o investidor adequar o seu negócio ao espaço fornecido.

“Esse é o primeiro formato contêiner da nossa rede e estamos otimistas que será um dos modelos mais procurados, onde apostamos todas as fichas, por ser um investimento mais previsível, por ser uma caixa produzida em aço, alumínio ou fibra que oferece uma estrutura pronta, sustentável e de fácil instalação”, comenta o sócio fundador da marca, Cayo Costa.

Suburbanos Pizza

A marca que possui 22 lojas no eixo Rio x São Paulo, é especializada em lojas híbridas e pizzas no estilo nova-iorquino. Hoje, a rede Suburbanos conta com 18 pizzarias híbridas (balcão, take way e delivery) no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo.

O investimento inicial de uma unidade da rede é de R$ 250 mil.

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias