Grupo de franquias lança Dark Kitchen e prevê faturar mais 20%

Grupo de franquias lança Dark Kitchen e prevê faturar mais 20%

A novidade surgiu para sanar a dor de uma das marcas do grupo de franquias, deu certo e, agora, outras marcas também estão no projeto

Em busca de um novo público-alvo o Grupo LFB Franchising ingressa no mercado de Dark Kitchen. A ideia surgiu a partir de uma dificuldade da primeira marca lançada pelo grupo, La Fruta Açaí, que, mesmo com um cardápio variado, os franqueados e franqueadores perceberam que no aplicativo de entrega, os produtos naturais e fit, eram menos procurados pelo consumidor.

“Temos uma parceria de exclusividade com o iFood e começamos a perceber que as categorias disponíveis pela ferramenta faziam com que nossos produtos saudáveis não ganhassem destaque. Nem sempre o consumidor que está em busca do açaí, carro-chefe da marca, acaba conhecendo o cardápio todo”, comenta o diretor geral do Grupo LFB Franchising, Luis Demite.

Percebendo esse déficit, a franqueadora buscou uma solução lucrativa e eficiente, com isso, surgiu a La Fruta Fit, segunda cozinha dentro das unidades da La Fruta Açaí, onde serão comercializadas apenas os itens saudáveis da marca, como saladas, crepes, wraps, saladas de frutas, caldos, sucos e lanches naturais.

Demite explica que essa mudança não trouxe nenhuma modificação estrutural nas unidades da marca.

“Nosso principal objetivo é ampliar o público-alvo das nossas unidades, com isso, conseguimos aumentar o faturamento dos nossos franqueados comercializando os mesmos produtos”, pontua.

Durante um período pré-determinado, a rede ofereceu isenção de taxas para os franqueados com interesse em adquirir uma unidade Dark Kitchen da La Fruta Fit, com investimento apenas nas embalagens e lacres de segurança.

“Em menos de dois meses, conquistamos oito novas unidades, já em operação, e mais dez, em implantação”, celebra Luis.

A partir de agora, para adquirir uma unidade do novo modelo da rede, é preciso investir R$ 15 mil para taxa de franquia. Demite afirma que, as lojas que adicionaram a segunda marca, chegam a um incremento no faturamento vairável entre 8% e 15%.

“Após testarmos a La Fruta Fit percebemos que, hoje, nossas marcas e nossos franqueados são capacitados para ter um segundo negócio, ou até mesmo mais marcas dentro de uma operação e isso nos abriu os olhos para entender que é possível operar uma F de Frango dentre de uma unidade da La Brasa Burger”, afirma o executivo.

Assim como La Fruta Fit e La Fruta Açaí, nesse novo modelo da La Brasa Burger com a F de Frango é de fácil operação e poucas modificações.

“Não há mudanças no modelo de negócio, o franqueado precisa apenas ter um espaço de armazenamento para guardar os insumos, uma fritadeira de pressão e acessórios de armazenamento”, informa Demite.

Ele reforça que o principal objetivo dessas novidades é agregar ao faturamento das unidades e minimizar custos, como aluguel e equipe, por exemplo.

“Queremos que nosso franqueado amplie o faturamento, traga um novo público para sua loja sem ter que aumentar custos ou alterar o modelo de negócio”.

A expectativa da LFB Franchising é que cerca de 30% dos franqueados ingresse no novo modelo.

“Temos franqueados que são mais empreendedores e compraram a ideia logo de início. Por outro lado, alguns são mais cautelosos e estão aguardando os próximos passos para ingressar, contudo temos certeza de que será vantajoso para todos”, afirma o diretor do Grupo.

Hoje, para adicionar uma F de Frango em uma unidade La Brasa Burger, o franqueado investir cerca de R$ 30 mil, que inclui taxa de franquia e capital de giro. Já para quem não é franqueado haverá um acréscimo de R$ 20 mil de taxa de franquia.

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Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias