8 erros ao abrir uma franquia

8 erros ao abrir uma franquia

Mesmo no Franchising, que é sólido e resiliente, cuidados são essenciais para que o sonho do negócio próprio não vire um pesadelo

Entre os dias 22 e 25 de junho acontecerá, em São Paulo, a 29ª edição da ABF Expo Franchising, a maior feira de franquias do mundo, promovida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), é uma excelente oportunidade para investidores interessados em investir no sistema de Franquias.

O setor, aliás, segue em recuperação, conforme a pesquisa trimestral de desempenho realizada pela ABF, que apontou crescimento de 8,8% em faturamento, entre janeiro e março deste ano, sendo o quarto trimestre seguido de alta.

“O Franchising segue como uma opção muito interessante para os investidores. Mas, ainda, nota-se que há muitos erros cometidos que comprometem o sucesso como franqueados”, alerta a advogada especialista em Franquias e sócia do escritório NB Advogados, Marina Nascimbem Bechtejev Richter.

Por isso, Marina listou 8 erros mais comuns cometidos por investidores e merecem atenção

Não analisar criteriosamente a COF e o contrato de franquia

Nestes documentos estão todas as informações e números do negócio, bem como as regras que vão regular a relação entre franqueador e franqueado. É tão importante que vale, inclusive, recorrer a advogados de confiança para entender os textos plenamente.

Clique aqui e sabia mais sobre a COF!

Não conhecer, e não cumprir, as obrigações

Conforme citado acima, especialmente no contrato, constam todas as obrigações do franqueado. Uma delas é a clausula de não-concorrência, ou seja, está determinado em contrato por quanto tempo o franqueado, após o fim do contrato de franquia, não poderá exercer atividades ou serviço análogos ou afins ao sistema ou atuar ou participar de sociedade que atue em segmentos concorrentes ou afins.

Não estar preparado para se dedicar ao negócio

Embora o franqueado faça parte de uma rede e receba treinamento e suporte da franqueadora, é dele a responsabilidade de fazer o negócio prosperar. São indispensáveis dedicação, comprometimento e muito trabalho para que a franquia funcione adequadamente e seja rentável.

Não dispor de capital de giro

Quando o investidor tem o dinheiro exato para a compra da franquia, corre risco de não conseguir rodar o negócio adequadamente e se manter, já que sempre leva um tempo para que a franquia tenha lucro.

Não conversar com os franqueados da rede antes de investir

Os franqueados são as melhores pessoas para fornecer informações sobre uma determinada franquia. É essencial conversar com eles e, também, com ex-franqueados para entender o perfil da franquia, o dia a dia de um franqueado e se a franqueadora entrega o que promete durante o processo de venda.

Não entender como funciona o suporte da franqueadora

A franqueadora jamais irá operar a loja do franqueado. Dar suporte não significa estar na unidade franqueada fazendo o papel que cabe ao franqueado, mas dar apoio e recursos para ela funcionar adequadamente e gere resultados.

Dar pouca atenção aos treinamentos e eventos oferecidos

O franqueado que precisa estar à frente de todo processo de capacitação, até mesmo, para compartilhar com sua equipe. Quando ele sabe o que acontece e como se faz, fica mais fácil gerir a franquia e até colaborar com a franqueadora, com ideias e experiência, para o sucesso de todos.

Não escolher um ponto de venda adequado

Este é um ponto crucial para o sucesso da franquia. Um ponto de venda fraco não consegue atrair adequadamente os clientes e, sem clientes, não há receita suficiente para o negócio se manter e para obter o retorno do capital investido.

Home office

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias