A rede de franquia tem como premissa oferecer qualidade de vida e manutenção hospitalar de forma humanizada e segmentada para o público idoso
Ao buscar lares de idosos na região de Campinas (SP) para sua avó, a Sra. Honorina, o empreendedor Fábio Alves se deparou com condições pouco ideais para os cuidados de um familiar.
A partir dessa dificuldade, ele decidiu empreender com foco na economia prateada, que segundo o instituto Data8 movimenta R$ 2 trilhões por ano no Brasil.
O 3I Residencial Sênior é uma organização dos grupos Angel’s Life, Faz Futuro e 300 Franchising, cujo objetivo é promover qualidade de vida e o bem-estar para idosos.
Com quatro unidades em operação em Campinas (SP), o negócio passou para o modelo de franquia em 2023 e está em plena expansão, com projeção de 25 unidades vendidas até o fim deste ano.
“A franquia oferece modelos flexíveis para o empresário que quer investir neste segmento e uma solução completa, não só de cuidados, mas todos os serviços em cadeia para este público”, afirma Fabio
Segundo o CEO, a franquia oferece hotelaria, serviço assistencial e atendimento clínico, com equipe assistencial e multidisciplinar completa.
O franqueado pode escolher entre modelos para classe média ou classe alta e ainda focar em diferentes públicos de interesse seguindo o conceito da segmentação: idosos master (que possuem estado de lucidez preservado e que são independentes), idosos premium (que possuem alguma patologia de base em fase leve ou moderada) e idosos special (que possuem maior comprometimento cognitivo e pouca lucidez).
“Trata-se de uma solução completa que funciona como uma extensão do lar do idoso e uma antessala hospitalar, proporcionando um atendimento humanizado e a segurança do atendimento hospitalar”, adiciona o CEO.
Economia prateada
A economia prateada é tudo aquilo consumido por pessoas com 50 anos ou mais. Segundo a consultoria especializada Data8, trata-se de um segmento econômico que movimenta R$2 trilhões ao ano no Brasil.
Já no restante do mundo, esse mercado já gira US$15 trilhões ao ano, mais que o PIB da China.
Segundo Fabio Alves, as gerações atuais estão começando a se preocupar com a terceira idade, mas ainda há um longo caminho pela frente.
“No geral, as gerações não se planejam para este momento, apesar de haver uma preocupação geral. Quando sentem a necessidade, não encontram serviços de qualidade. Por isso, é um nicho não só promissor, é essencial e, acima de tudo, um legado para a sociedade e um despertar para o processo de envelhecimento nas gerações futuras”, finaliza.
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias