As marcas estão levando suas franquias mais enxutas para pequenas e médias cidades buscando maior expansão de suas redes
Nos últimos anos tem aumentado a procura por microfranquias, modelos mais enxutos, com tamanhos menores e com valores mais acessíveis, que vão até R$ 105 mil, conforme estipulado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Para determinar este teto, a ABF utiliza como padrão a quantia de três vezes o PIB (Produto Interno Bruto) anual per capita médio por habitante do País, além da inflação.
Atualmente, segundo a instituição existem no Brasil 562 redes de que oferecem microfranquias, 63% com foco somente neste modelo de negócio e 37% mistas, que contam, também, com o formato tradicional.
Expansão das microfranquias
Para a expansão das microfranquias, uma das estratégias adotadas foi a interiorização, ou seja, com aposta em pequenas e médias cidades do interior, uma tendência que já vinha ganhando força no setor nos últimos anos.
E este planejamento pode ser crucial para muitas redes, já que o interior dos estados brasileiros concentra grande população.
O estudo Estimativas da População – 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que traz informações de todos os 5.570 municípios brasileiros, mostra que
67,7% dos municípios, um total de 3.770, têm menos de 20 mil habitantes e concentram 14,8% da população, com 31,6 milhões de habitantes.
Qual a diferença da franquia tradicional para microfranquia?
Uma das diferenças das microfranquias em relação às franquias tradicionais é o valor de investimento. Além disso, muitas delas operam no formato home based, sem a necessidade de ponto comercial ou estoque.
Contudo, em diversos outros aspectos, inclusive legais, as microfranquias são exatamente iguais e precisam seguir as mesmas regras de uma franquia tradicional, com entrega de COF (Circular de Oferta de Franquia), suporte e treinamento, entre outros.
Franquias a partir de R$ 6 mil
Fintech brasileira que atua como adquirente, desenvolvendo soluções de pagamento para pequenos e médios empreendedores. Fundada em 2014 no Porto Digital, em Recife (PE), atua no modelo de franquias desde 2015.
A empresa tem forte atuação em cidades de médio e pequeno porte. No entanto, também está presente nas capitais, passando de 2.500 municípios.
Valor da franquia: Investimento de R$ 8 mil
Previsão de Retorno (estimativa): até 12 meses
Especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão que conecta marcas diretamente ao público-alvo, a rede com atuação home based, recentemente lançou um modelo de franquias para cidade de até 50 mil habitantes.
Valor da franquia: Investimento a partir de R$ 6 mil
Previsão de Retorno (estimativa): de 3 a 6 meses
Microfranquia de saúde e beleza em domicílio. Entre os serviços oferecidos estão massagens, limpeza de pele e drenagem linfáticas.
Com 46 unidades franqueadas, a rede faturou R$ 4,5 milhões, em 2021. Com modelo de negócio home based, o foco são cidades abaixo de 300 mil habitantes.
Valor da franquia: Investimento a partir de R$ 37.335,00
Previsão de Retorno (estimativa): de 10 a 12 meses
Microfranquia de passadoria de roupa, atua no formato home based com o sistema “Leva e Traz”. O cliente contrata o serviço por assinatura mensal, em que o franqueado busca semanalmente as roupas limpas na casa do cliente, faz toda conferência, higienização, passadoria e embalagem.
Valor da franquia: Investimento a partir de R$ 14.800,00
Previsão de Retorno (estimativa): de 6 a 9 meses
Fonte: assessoria de imprensa
Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias