Amigos criaram uma das maiores redes de odontologia do Brasil

Amigos criaram uma das maiores redes de odontologia do Brasil

A Orthodontic é um exemplo de que o ditado “amigos, amigos, negócios à parte”, nem sempre é verdadeiro e nem sempre deve ser levado à risca

A decisão de abrir uma empresa costuma vir acompanhada de alguma dose de insegurança. Captar investimento, assumir riscos e administrar finanças são atividades intensas. Ao tomar este caminho, muitos empreendedores recorrem ao apoio de amigos e, neste momento, a amizade se transforma em aliada nos negócios.

A Orthodontic, uma das maiores redes de franquia de odontologia do Brasil, reflete bem este conceito neste 18 de abril, Dia do Amigo já que foi fundada a partir de união do grupo de ex-colegas de faculdade.  

A fusão de papéis de amigos e sócios não deve ser vista com maus olhos. De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners, 66% dos brasileiros querem empreender e, entre aqueles que precisam de sócios, 22% encontram nos amigos o suporte necessário. 

Foi mais ou menos este o enredo que resultou na criação da Orthodontic. Em 1999, os colegas do curso de Odontologia Fernando Massi, Ana Lúcia Massi, Claudia Consalter, Edmilson Pelarigo e Edilson Pelarigo queriam ir além dos consultórios particulares.  

Na época, os serviços odontológicos não eram acessíveis a boa parte da população brasileira. Assim, com o objetivo de democratizar este acesso, em 2002, o grupo fundou a empresa. O sonho dos jovens amigos deu tão certo que a rede conquistou os sorrisos de milhões de clientes em todo o Brasil.  

“Todos nós tínhamos uma inquietação criativa e empreendedora muito forte. Nós queríamos ir além do modelo de atuação que é apresentado na faculdade e, quando percebemos que o mercado tinha um potencial enorme para ser explorado, decidimos nos juntar para fazer a diferença. Em 2002 começamos com uma clínica pequena no Paraná e, hoje, estamos presentes em todo o País, com mais de 300 unidades”, contou Fernando. 

Um estudo realizado pelo Sebrae sobre a taxa de sobrevivência das empresas detectou que 23,4% não passam dos primeiros dois anos de vida. Entre os principais motivos está a falta de planejamento e gestão.

Quando o empreendimento é uma sociedade entre amigos, a organização é ainda mais primordial para resistência do negócio, exatamente para evitar que as relações de amizade se confundam e acabem atrapalhando a gestão. 

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias