7 passos para ter sucesso com a sua franquia

7 passos para ter sucesso com a sua franquia

O Franchising é uma boa alternativa para quem deseja empreender, mas também requer cuidados para manter sua unidade em operação

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) seis a cada 10 empresas fecham suas portas antes mesmo de completar cinco anos de atividades. Essa constatação revela o despreparo da atividade empreendedora no Brasil, impulsionada por uma série de fatores externos, mesmo com o alto percentual de atuação das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) que respondem por 27% do PIB nacional.

Não existe nenhuma fórmula mágica para o sucesso do seu empreendimento, mas, sim, muitas ações e comportamentos somados a um constante planejamento, cuidados específicos nas tomadas de decisões, principalmente as que dependem somente do empreendedor, e manutenção da mentalidade empreendedora.

Dentre outras características de gestores de sucesso é a capacidade de estabelecer metas e a persistência em realizá-las, ações bem-sucedidas acontecem somente quando há amor no que se faz.

“É possível que o mau planejamento seja o maior de todos os erros cometidos por empreendedores que amargam o fracasso. Os pontos fortes e as fraquezas da empresa são identificados no processo de construção do planejamento estratégico, bem como é possível visualizar as oportunidades e ameaças que rondam o negócio”, comenta o diretor nacional da rede de franquias Minds Idiomas, Fabiano Castro.

Ainda, segundo o IBGE, 21% das empresas não conseguem sobreviver após o primeiro ano de vida. Nesse levantamento, a falta de planejamento volta ao protagonismo, em especial nas empresas de pequeno e médio porte.

O franchising é um modelo de negócio muito procurado e um dos que mais crescem. Só em 2021, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias faturaram mais de R$ 185,068 bilhões, ou seja, 10,7% a mais em relação a 2020.

Com isso, a advogada e diretora jurídica da ABF Rio, Hannah Fernandes, comentou sobre os sete passos para se planejar e ter um negócio de sucesso ainda em 2022.

Análise e estudo prévio à contratação de rede de Franquia

O empreendedor deve fazer uma avaliação preliminar, incluindo o estudo de COF (Circular de Oferta de Franquias), juntamente com profissionais qualificados. A precaução ajudará o futuro empreendedor a fazer a escolha mais acertada ao seu perfil;

Validação do modelo de negócio a ser contratado

O seu negócio funcionará de maneira presencial e virtual? Se sim, quais são as regras? Essa definição é importante, considerando que ainda vivemos momentos de instabilidade sanitária;

Planejamento financeiro quanto ao investimento necessário

A definição do quanto investir é importante não só para implantação da franquia, como também para capital de giro, necessário até o Break Even, o que medirá a viabilidade financeira do negócio;

Realização de estudo quanto ao ponto comercial

Caso decida ter um ponto comercial, entenda as regras concorrenciais. Nos casos de atendimento online, é importante também entender as regras aplicáveis ao território de atuação que garantem segurança até em relação à concorrência dentro da própria rede.

Negociação do contrato de franquia antes da sua assinatura

Esse passo é fundamental para avaliar o nível de flexibilidade da rede de Franquia em casos de crise;  

Operar a unidade franqueada com proximidade da franqueadora

O contato constante com a franqueadora viabiliza uma possível necessidade de auxílio, garantindo um fôlego adicional à unidade franqueada em momentos de crise: suspensão de pagamentos, troca de fornecedores, redução de estoque, etc;

E se o encerramento da unidade for inevitável?

O planejamento será fundamental até para fechar seu empreendimento, fazendo com que esse momento aconteça sem acúmulo de passivos junto ao locador do ponto, fornecedores, funcionários, credores diversos e a própria franqueadora. Tal plano deve ser desenvolvido em conjunto com profissionais especializados.

Fonte: assessoria de imprensa

Por Rafael Gmeiner
Editor do site Mundo das Franquias


Agência VitalCom
Rafael Gmeiner

Rafael Gmeiner

Jornalista, especialista em Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa. Atualmente é CEO da Agência VitalCom e do site Mundo das Franquias. Há 20 atuando com Jornalismo e Comunicação, conta sua experiência com passagens por jornais impressos, televisão, rádio e sites, e acumula sete anos no segmento de Franquias